A mobilização mundial do Dia Sem Carro que ocorre nesta quarta-feira vai contar com a participação de cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador, Manaus, Recife e Niterói. A ideia é reduzir as emissões de poluentes causadores dos gases de efeito estufa utilizando meios de transporte público como o metrô, os ônibus, trens, as barcas ou os veículos alternativos, como as bicicletas.
O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França na década de 90, com objetivo de conscientizar e incentivar a diminuição do uso de automóveis para reduzir as emissões de gás carbônico. O movimento já conquistou adesão de diversas cidades em vários países. Nesta quarta, participam da iniciativa cidades como Nova Iorque, Paris, Roma, Berlim, Madri e Londres.
No Rio, para dar exemplo aos cariocas, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos e o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues Neto e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins, vão ao trabalho de bicicleta. Os três vão sair de Botafogo, na zona sul, até a sede da secretaria do Ambiente, na zona portuária da cidade, percorrendo cerca de oito quilômetros.
- Este é um dia para cada um pensar o que pode ser feito para reduzir essa poluição e também que o estado pense em políticas públicas que possam reduzir essa forma de transportar tão poluente em todo o Rio de Janeiro - afirmou Marilene.
Em, São Paulo, a prefeitura vai aumentar a oferta de ônibus em circulação, prevendo maior procura pelo transporte coletivo.
Em Goiânia, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) decidiu reduzir o valor da tarifa do serviço de Citybus em 50% durante todo o dia como forma de contribuir com a campanha. O valor da passagem ficará em R$ 2,25 e R$ 1,15 para o cartão do estudante nas dez linhas do microonibus. O passageiro poderá ainda utilizar o vale transporte do serviço convencional no Citybus.
O presidente da CMTC, Marcos Massad, sugere que nesse Dia Mundial sem Carro a população também faça uso de outras medidas para dar maior fluidez ao trânsito, como oferecer caronas ou ir de bicicleta para o trabalho.
Fonte: O Globo
Share |
0 comentários:
Postar um comentário