Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Sistema de Transporte Público no Brasil é Caótico

sábado, 14 de agosto de 2010


O sistema de transporte do Brasil é caótico e atrasado, como é de conhecimento geral. Historicamente, deu-se ênfase na construção de rodovias em detrimento da implantação de ferrovias, visando ao transporte de cargas e de pessoas; com isso, não se explorou com inteligência o perfil geográfico do nosso imenso território. Resultado: paga-se um alto preço para a manutenção do sistema rodoviário brasileiro e, pior, não há verbas suficientes para esta manutenção. De outro lado, vê-se que somente um sistema municipal de transporte ainda mantém um grau de qualidade suportável no Brasil: trata-se daquele implantado em Curitiba. Ali se tem um bom transporte público, com as estações-tubos e os "ligeirinhos e articulados". É tão bom e funcional que não foi preciso a implantação, até agora, de metrô.
No mundo, destacam-se em extensão os metrôs de Moscou - com 340 KM; Tokyo - 281 KM; Seul - 278 KM; Cidade do México - 202 KM; Nova York - 371 KM; Paris - 211 KM; Osaka - 114 KM; Londres - 415 KM; Hong Kong - 82 KM; e São Petersburgo - 110 KM.
Só para se ter uma ideia, o metrô do Rio tem cerca de 42 KM . Veja que mesmo com a construção do eixo alternativo da linha 2 (Pavuna-Botafogo) diminuindo o fluxo de pessoas na Estação do Estácio, a demanda/hora, sem apelação, liquidou a oferta/hora. Resultado: a hora do rush relembra-nos aquela de anos atrás dos velhos trens da Central do Brasil.
A conclusão a que se chega é que não adianta enfeitar o pavão das linhas existentes, como se faz no Rio, visto que a solução se situa na construção efetiva de novas linhas cortando os pontos cardeais de nossa cidade, com a maior brevidade possível, porquanto dentro de cinco anos o metrô tenderá a ficar mais lento (mais paradas e problemas técnicos); com maior demanda e com desgastes estruturais. O resto é incompetência e falta de vontade política.

Fonte: O Globo


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960