Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

João Pessoa: Mais ônibus, ciclovias e monitoramento das ruas devem ser aliados contra o aumento de acidentes e engarrafamentos

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


A capital paraibana cresce estreitando as relações com cidades vizinhas e constituindo uma área metropolitana com 11 municípios integrados. O fluxo de usuários que utilizam o transporte público extrapola o primeiro milhão de passageiros a circular na cidade. Na avaliação do diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, permitir a fluidez do tráfego numa cidade que cresce a cada ano prescinde de uma certeza no planejamento e execução de ações. "Não há solução para o trânsito que não passe pelo transporte público", avalia Adalberto Araújo.
A projeção feita pelo diretor de Transporte da STTrans é de que somente a frota de ônibus deve crescer 30% em João Pessoa, que atualmente dispõe de 500 veículos, sendo 430 em circulação e 70 como reserva técnica, para o transporte diário de 270 mil passageiros. Para atender a demanda crescente, será necessário disponibilizar mais 150 ônibus para o transporte no perímetro urbano, mas se for levada em consideração a região metropolitana, esse aumento pode ser de até 210 novos veículos.

A consequência imediata na concentração de carros e motos está na queda da velocidade comercial dos ônibus. "Se um ônibus tem, hipoteticamente, uma velocidade comercial média de 40km/h para fazer o trajeto, com os congestionamentos, essa velocidade cai para 20km/h, sendo necessário colocar mais veículos para atender a população", explicou Adalberto Araújo.

Uma das medidas alternativas em análise pela prefeitura de João Pessoa está no sistema "Bus Rapid Transit" (BRT) - ônibus de trânsito rápido -, espécie de veículo sobre trilhos que deve englobar a área central e a Epitácio Pessoa.

Fonte: O Norte


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960