Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Greve no Metrô de Recife prevista para hoje

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


O ir e vir da população que usa metrô está em suspenso. É possível que, a partir das 22h de hoje, o sistema de metrô do Recife entre em greve, prejudicando diretamente os usuários dos trens e interferindo no trânsito. Por dia, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec) registra um movimento de 220 mil pessoas nas linhas Sul e Centro. São, na maioria, trabalhadores e estudantes que precisarão recorrer a outros meios de transporte caso a categoria confirme a paralisação.
Se isso ocorrer, o Metrorec acredita que poderá manter a operação nos horários de pico e o Grande Recife Consórcio de Transporte (antiga EMTU) garantiu um reforço de ônibus. Mas a troca do meio de transporte, além de alterar a rotina e representar um custo mais alto para o passageiro que percorre grandes distâncias, significa mais veículos em vias, incluindo mais ônibus, já em colapso.

O anúncio de greve preocupou o funcionário público Jarbas Barbosa, que usa a Linha Centro para vir de Jaboatão dos Guararapes ao Centro do Recife,onde trabalha, na Rua Floriano Peixoto. "Com o metrô, desço pertinho. Mas de ônibus vou precisar sair mais cedo ainda. É complicado, a gente é que sofre, né?", comentou. A técnica de enfermagem Laura Costa também espera que a greve não seja deflagrada, pois a partir de quarta-feira ela iniciará um estágio, no bairro de Afogados, e iria usar o metrô diariamente para sair de casa, também em Jaboatão. "O metrô é o transporte mais confortável e seguro. Durante meu curso, usei o sistema durante dois anos e já sofri com as greves nesse período. É horrível", disse.

A decisão, que determinará como será a terça-feira, será anunciada após a assembléia marcada para as 18h de hoje na Estação Central. Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Lenival José de Oliveira, a categoria aprovou a paralisação em uma reunião realizada na quinta-feira passada, mas não deflagrou o movimento imediatamente pois a legislação prevê um prazo de 72 horas após o anúncio. Ele justificou a greve como uma tentativa de restabelecer as negociações com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após ter encaminhado um documento com nove cláusulas das 42 negadas, propondo a reabertura da mesa de negociações e a devolução de benefícios suspensos desde a interrupção da negociação, como os tickets de refeição e auxílio-creche do mês de setembro.

Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960