Antes do prazo esperado pela Trensurb, a execução da obra de extensão da Linha 1, que ligará por um elevado metroviário as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, chegou a sua metade.
A meta agora é colocar duas novas estações, Rio dos Sinos e Liberdade, em operação ainda no primeiro semestre de 2011.O projeto completo, orçado em R$ 720 milhões, prevê ao final da obra mais 9,3 quilômetros, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações.
Dividida em duas etapas, a extensão chegou nessa semana à conclusão da primeira fase prevista no cronograma. O trecho – que se inicia junto à Estação de São Leopoldo e termina na Estação da Liberdade – possui 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ponte ferroviária.
– Ter metade da execução prevista concluída nos mostra que estamos no caminho certo, com ritmo bem acelerado – comemora o superintendente de Expansão e Obras da Trensurb, Humberto Kasper.
A expectativa do gestor do contrato de expansão da Linha 1 da Trensurb, Lino Fantuzzi, é colocar as duas primeiras estações em funcionamento no primeiro semestre de 2011.
– Entre abril e maio do ano que vem, se tudo correr dentro do previsto, queremos estar operando comercialmente as duas estações – adianta.Com a obra dividida em cinco etapas, parte do primeiro trecho, entre a Estação São Leopoldo e o início da travessia do Rio dos Sinos, está com o elevado pronto. A conclusão do segundo trecho depende do término da obra das duas pontes.
Já o terceiro, que fará a ligação das pontes até a Estação Rio dos Sinos, começou a ser construído no final do mês de maio, após o reassentamento das famílias que, até então, residiam no local. O trabalho de infraestrutura da estação, que terá dois pavimentos, foi realizado na primeira quinzena do mês de junho.
O quarto trecho está localizado entre as futuras instalações das estações Rio dos Sinos e Liberdade. As obras do elevado metroviário começaram em março deste ano. Outro trecho, de 1,5 quilômetro, deverá servir de ligação à futura Estação Industrial.
Outras duas estações, Fenac e Novo Hamburgo, fazem parte do projeto de extensão e devem ser construídas ao longo do segundo semestre de 2011. Conforme Fantuzzi, a previsão é deixar todo o trecho de extensão pronto para a passagem do trem até dezembro do ano que vem.
Fonte: Zero Hora
0 comentários:
Postar um comentário