Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, deve ser o primeiro bairro todo servido por uma malha de transporte cicloviário. A rede será integrada à futura ciclovia da marginal Pinheiros.
O projeto, ainda em fase de licitação, é grandioso. Prevê a execução de uma ciclovia de 38,21 km, em 44 vias. Hoje, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, existem na cidade 45,5 km de ciclovias e ciclofaixas. Apenas a elaboração técnica do projeto vai custar R$ 145 mil.
A licitação prevê que a ciclovia tenha sinalização, bicicletários e integração com outros meios de transporte.
Segundo o subprefeito de Santo Amaro, Aílton Araújo Brandão, a ideia já vinha sendo discutida entre ONGs e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As verbas para a implantação, ainda não definidas, virão da prefeitura.
"Esta vai ser a primeira ciclovia a ver a bicicleta como a gente quer que seja, um meio de transporte", afirma Leandro Valverdes, da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo).
Ele diz que, embora restrita ao bairro, o projeto trata de um sistema completo, não de uma "ciclovia que vai do nada a lugar nenhum", mencionando a da Radial Leste.
A Secretaria de Transportes afirmou que tomou conhecimento do projeto na última semana e que ainda não há previsão de implantação.
"Passo sempre ali, é muito perigoso, o motorista de ônibus não respeita", disse Francisco dos Santos, 44, que pedala por duas vias que fazem parte do projeto.
O projeto, ainda em fase de licitação, é grandioso. Prevê a execução de uma ciclovia de 38,21 km, em 44 vias. Hoje, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, existem na cidade 45,5 km de ciclovias e ciclofaixas. Apenas a elaboração técnica do projeto vai custar R$ 145 mil.
A licitação prevê que a ciclovia tenha sinalização, bicicletários e integração com outros meios de transporte.
Segundo o subprefeito de Santo Amaro, Aílton Araújo Brandão, a ideia já vinha sendo discutida entre ONGs e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As verbas para a implantação, ainda não definidas, virão da prefeitura.
"Esta vai ser a primeira ciclovia a ver a bicicleta como a gente quer que seja, um meio de transporte", afirma Leandro Valverdes, da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo).
Ele diz que, embora restrita ao bairro, o projeto trata de um sistema completo, não de uma "ciclovia que vai do nada a lugar nenhum", mencionando a da Radial Leste.
A Secretaria de Transportes afirmou que tomou conhecimento do projeto na última semana e que ainda não há previsão de implantação.
"Passo sempre ali, é muito perigoso, o motorista de ônibus não respeita", disse Francisco dos Santos, 44, que pedala por duas vias que fazem parte do projeto.
Fonte: Folha online
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