Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de São José dos Campos vai revê modelo de estações de ônibus

sexta-feira, 2 de julho de 2010


Depois de receber uma avalanche de críticas, a Prefeitura de São José dos Campos decidiu rever o modelo das estações de conexão (ECOs) do novo sistema de transporte coletivo.

A construção dos terminais de transbordo faz parte do projeto de integração das linhas de ônibus, que permitirá ao usuário andar em mais de um circular pagando apenas uma passagem.

A primeira estação de conexão --de um total de 12 que serão construídas pela prefeitura em toda a cidade-- foi inaugurada no início de maio no Campos de São José (zona leste). Moradores se queixaram do aumento do tempo de viagem, de mudanças nos horários dos ônibus e da falta de estrutura do próprio terminal.

Segundo o secretário de Transportes Anderson Farias Ferreira, as duas próximas ECOs, que serão construídas no Campos dos Alemães (zona sul) e no São Judas Tadeu (sudeste), terão um novo projeto arqui-tetônico que vai garantir maior fluidez aos ônibus."Vamos separar a parte de embarque e desembarque. Essa baldeação no mesmo espaço atrapalha o veículo que está passando pela estação", disse Ferreira.

"De um lado, teremos as linhas alimentadores, que vão do bairro até a ECO, e as linhas-tronco, que vão da ECO para o centro da cidade. Do outro lado, teremos as linhas de passagem, que são as convencionais e seguem do bairro até o centro, sem parar na estação."

Divulgação.

As ECOs foram idealizadas pela prefeitura com a proposta de diminuir os itinerários e otimizar a frota do transporte coletivo.

Elas funcionarão como um ponto de transbordo: os ônibus que chegam ao bairro trazendo moradores do centro param na ECO; no terminal, o usuário espera por outro coletivo e segue até o seu bairro.Com isso, o passageiro pode andar em mais de uma linha pagando apenas uma passagem, dentro de um período de duas horas desde que o pagamento da tarifa seja feito com cartão eletrônico.

O secretário de Transportes disse que reforçará o trabalho de divulgação que vem sendo feito para explicar as mudanças aos usuários."Já fizemos isso no ECO do Campos de São José, mas podemos reforçar ainda mais nos próximos bairros, especialmente sobre a parte do cartão eletrônico", afirmou.
Mais Notícias sobre o Transporte de São Paulo aqui
Fonte: O Vale

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960