A implantação do sistema de alta capacidade de transporte BRT (Bus Rapid Transit) no Corredor Leste-Oeste em Recife (PE) trará maior mobilidade, segurança e conforto para os usuários do sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Recife.
Segundo o Governo do Estado de Pernambuco, responsável pelas obras, no projeto, está incluída a ligação da Avenida Caxangá, por meio da UR-7 com a Cidade da Copa, num trecho de três quilômetros, em São Lourenço da Mata. Nesta região, o BRT fará o atendimento tanto ao terminal integrado e estação do metrô de Camaragibe, quanto ao futuro terminal e estação de metrô de São Lourenço.
O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.
Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.
Fonte: Portal da Transparência
0 comentários:
Postar um comentário