Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Especialistas defendem implantação de sistema de transporte rápido por ônibus

sábado, 10 de julho de 2010


A implantação do Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) em nove cidades-sede da Copa pode ser o primeiro passo para resolver os problemas do transporte público brasileiro, segundo afirmaram participantes da audiência pública promovida ontem pela Comissão de Viação e Transportes.
Segundo o diretor-superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Marcos Bicalho dos Santos, os ônibus biarticulados podem transportar até 270 passageiros, que embarcam em estações fechadas. As faixas exclusivas garantem maior velocidade operacional, e o sistema de controle permite o acompanhamento, em tempo real, do horário de chegada dos ônibus. Ele citou outras vantagens do BRT, como o conforto, a agilidade e a segurança.
Além disso, os números apresentados demonstram que o custo e os prazos de implantação do BRT são menores que os de outros sistemas de transporte coletivo, como o metrô e o veículo leve sobre trilhos.
Para o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), essa é uma solução rápida para reduzir o congestionamento das grandes cidades. “O trabalhador tem que chegar ao destino dele. Não pode ficar no congestionamento. Além de ter corredores específicos, o ônibus articulado, com três módulos, transporta o equivalente a 127 automóveis”, ressaltou.
Integração - Entretanto, na opinião do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, José Fernandes Martins, esse sistema só reduzirá os congestionamentos se for integrado a outras modalidades de transporte. Segundo ele, se o usuário não conseguir chegar à estação do BRT, vai usar o carro de qualquer forma. Martins declarou que os fabricantes de ônibus no Brasil têm capacidade de atender à demanda do BRT e lembrou que o País é o terceiro maior fabricante de ônibus do mundo, atrás apenas da China e da Índia.
Para o coordenador-geral da Associação Nacional de Transportes Públicos, Nazareno Affonso, com a instalação dos BRTs para a Copa do Mundo de 2014, será possível mostrar à sociedade brasileira que há uma alternativa à política do automóvel. Segundo Affonso, essa é uma política injusta, baseada num modelo cultural que associa o carro a status social.
“Se eu tenho um carro, já não me coloco como cidadão de segunda classe. Queremos mostrar que, infelizmente, se todo brasileiro tiver um carro, ninguém sai de casa. O custo da infraestrutura é muito alto e não temos como arcar com o crescimento da frota”, afirmou.

Fonte: FEPASC - Fed. das Empresas de Transp. de Passageiros dos Estados do PR e SC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960