A Avenida Protásio Alves é composta por faixas exclusivas para ônibus com sentidos opostos, posicionadas junto ao canteiro central, segregada com tachões. As estações de ônibus localizam-se nas laterais da faixa exclusiva com embarque e desembarque à direita. As outras duas faixas posicionadas em cada uma das laterais da via central (faixa exclusiva) são destinadas ao tráfego de veículos particulares.
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), para a Copa 2014, está prevista a adequação dos atuais corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que irá contemplar 11 estações. O cronograma e a previsão de investimentos para as obras estão apresentadas nas tabelas ao final da página.
O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.
Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.
Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), para a Copa 2014, está prevista a adequação dos atuais corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que irá contemplar 11 estações. O cronograma e a previsão de investimentos para as obras estão apresentadas nas tabelas ao final da página.
O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.
Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.
Fonte: Portal da Transparência
0 comentários:
Postar um comentário