Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Passageiro de ônibus sofre na mão de mau motorista

domingo, 9 de maio de 2010


Andar de ônibus não é tarefa fácil. Além de ter que conviver com a lotação e o trânsito da cidade, os passageiros reclamam da imprudência de alguns motoristas, o que contribui para tornar as coisas mais difíceis. Das reclamações recebidas contra a SPTrans pela Central 156, o telefone de atendimento da Prefeitura, 9,9% se enquadram na categoria “conduzir o veículo com direção perigosa”.

As queixas mais recorrentes dos passageiros são de alta velocidade, freadas bruscas e “manobras radicais” ao volante. E nessas aventuras, alguém pode acabar ferido dentro do ônibus.A auxiliar de enfermagem Rosenilda da Silva, de 55 anos, foi uma que levou a pior. No início da semana, quando ia para o trabalho por volta das 17h, ela caiu do banco em que estava sentada, próximo à estação do metrô Patriarca, na Zona Leste. “Ele freou de repente. Fui com o corpo todo para frente e caí para trás, batendo no chão, com força”, contou Rosenilda.

Da queda, ficaram as marcas. “Eu ralei o braço ralado, bati a cabeça, o cóccix. Estou com tontura até hoje”, lamentou.Segundo ela, o motorista seguiu viagem como se nada tivesse acontecido. O socorro também não veio por parte do cobrador. “O motorista ainda foi grosso comigo. Fiquei chateada. Eu trabalho socorrendo as pessoas e quando é comigo, ninguém pode me ajudar”, disse.

A SPTrans informou que, em caso de acidente, a orientação aos motoristas é sempre parar, averiguar a situação e, se preciso, encaminhar a vítima para o hospital mais próximo. Pelo regulamento da empresa, deixar de prestar socorro é infração grave.


Fiscal infiltrado e cursos

Quando há várias reclamações sobre o mesmo veículo, a SPTrans coloca fiscais infiltrados no ônibus, embarcando como os demais passageiros. Se for constatado algum problema na atuação do motorista, ele irá sofrer as sanções administrativas da empresa cabíveis.

Por isso, ao reclamar do serviço, é importante o passageiro ter em mãos o nome e o número da linha, o número do veículo (que está estampado na lateral do ônibus), o dia e o horário em que houve o problema.Segundo a SPTans, os motoristas, antes de começarem a trabalhar, passam por cursos de direção defensiva, respeito aos usuários e primeiros socorros. Sempre quando há a renovação da carteira de habilitação, os treinamentos são repetidos.

Se o condutor se envolver em algum acidente com vítima e ficar comprovado que ele não seguiu os procedimentos de direção defensiva, o profissional só poderá voltar à ativa após passar novamente pelos treinamentos e por avaliação psicológica.

Fonte: Diário de São Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960