O prefeito Eduardo Paes anuncia até quinta-feira a licitação das linhas de ônibus e a implantação do bilhete único no Rio. A reboque, virão também a redução e a racionalização dos 900 trajetos existentes e da própria frota, de 8.600 veículos. O bilhete único deverá custar R$ 2,40, com direito a uma baldeação no prazo máximo de duas horas para o segundo embarque e, por ora, restrito aos ônibus. A economia é de 51%. Como o sistema não terá subsídios — ao contrário do estadual —, haverá redução da frota para cortar custos da operação. Daí a licitação.
- Pelo novo modelo, a disputa será feita por regiões, e as empresas poderão formar consórcios. O objetivo é acabar com a concorrência existente hoje, com viações diferentes nas mesmas linhas — o que gera sobreposição de itinerários e excesso de ônibus.
O edital será publicado na sexta-feira, com cada região constituindo um lote. A licitação começará em maio, com conclusão no fim de agosto, coincidindo com a previsão para início do bilhete único. Em nota, o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que exigirá a “adoção de melhorias na rede e o ajuste da frota à demanda de cada região”.
- Em reunião no Conselho Estratégico de Informações da Cidade, do Instituto Pereira Passos, no dia 14 de outubro do ano passado, Alexandre Sansão afirmou que a manutenção do bilhete sem subsídios seria conseguida “com a redução dos gastos excessivos praticados atualmente”.
Para isso, o secretário previu uma redução de até metade da frota de ônibus. Sansão estimou que 20% dos passageiros utilizariam o benefício, o equivalente a 770 mil pessoas por dia. Os técnicos também simularam um bilhete com duas baldeações, de três horas, e custo de R$ 4. Eduardo Paes chegou a anunciar, em maio do ano passado, que o bilhete daria direito a duas baldeações.
- Até agora, a prefeitura não procurou o Metrô Rio e a SuperVia para inclui-los no sistema, como ocorre com o bilhete único estadual — que incorporou até as vans intermunicipais e atende a 951 mil passageiros diariamente.
Fonte: Extra online
0 comentários:
Postar um comentário