Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Rio de Janeiro: Licitação dos ônibus com passagem mais cara

sexta-feira, 30 de abril de 2010


A licitação dos ônibus no Rio vai antecipar o aumento anual da tarifa. Até outubro, quando será concluída a regulamentação do setor, o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passará de R$ 2,35 para R$ 2,40.

Desta forma, usuários que utilizam apenas uma condução poderão acabar pagando a conta do Bilhete Único municipal: para eles, a tarifa ficará mais cara.

O benefício, que não terá subsídio da prefeitura e deverá ser lançado em setembro, dará direito a dois embarques em duas horas.

O último reajuste ocorreu em fevereiro, quando a tarifa era de R$ 2,20.O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Transportes, Alexandre Sansão, que antecipou alguns detalhes do edital que será publicado em 24 de maio.

O principal objetivo é melhorar a distribuição das linhas e coletivos na cidade.Só na Zona Sul, onde existem cerca de 2.500 ônibus em circulação, a frota deverá ser reduzida pela metade. A mudança promete melhorar o trânsito em vias congestionadas, como a Av. N. Sra. de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro. Na Zona Oeste, o número de coletivos poderá aumentar. Em Santa Cruz, por exemplo, o reforço deverá ser de 300 veículos.

De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.

Vencerão a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico de racionalização do sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.

Inclusive a de renovação da frota atual por veículos novos até 2016, quando o Rio sediará os Jogos Olímpicos.Apesar de poder concorrer a todas a áreas oferecidas no edital, cada empresa só poderá operar em uma. E o prazo de concessão será de 20 anos.

Fonte: O Dia online



Fonte: RJTV

1 comentários:

ELIOMARIO FRANCISCO DA COSTA disse...

Alguns pontos abordados pela secretaria municipal de transportes deixa claro que ainda não tem projeto para o novo modelo de transporte a ser licitado, senão vejamos: Utilização de ônibus motor traseiro e suspensão a ar(esse seria veiculo tipo padron)no mesmo sistema viario de hoje; bilhete unico sem avaliar o custo do novo modelo de transporte a ser implantado, poderá gerar desequilibrio economico-financiero do contrato; definição dos itinerarios e linhas pelos empresarios, dando a enteder que não tem conhecimentos dos deslocamentos(pesquisa orige/destino); vão definir as distancias das paradas sem tem pesquisa de origem e destino e reais pontos de desejo de embarque/desembarque; falta de correddores tratados com as paradadas definidas e dimensionadas de acordo com o volume passageiros/hora; falta de definição do sistema alimentador(ônibus/ônibus) e dos terminais de transferência, de modo a evitar ociosidade e baixa rentabildiades nas linhas longas(exemp. zona oeste); não define como será a remuneração do sistema do forma equilibrada, pois sabemos que linhas da zona sul são mais rentaveis do que as da zona oeste; não divulgou tipo de planilha de custo que será usada para calculo dos serviços; enfim, parece que a prefeitura quer simplesmente fazer a licitação. Essa forma poderá, em pouco tempo, incorrer nos mesmos erros de hoje, sistema desequilibrado, frota de ônibus em desacordo(linhas superavitarias com excesso de ônibus e deficitarias sem ônibus), desigualdade da idade da frota.
Já pensou as empresas vencedoras acionando amanhã a prefeitura pelo desequilibrio economico-financeiro do contrato? Vejo que estão caminhando para um caos futuro. O tempo dirá. Não se faz um novo modelo de transporte dessa maneira.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960