O prefeito Paulo César Silva, o promotor Sidnei Boccia e o diretor da concessionária do transporte público em Poços de Caldas, Flávio Cançado, concederam entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (7), para avaliar o primeiro mês de funcionamento do Sistema Integrado Grande Amigo -SIGA.
Desde a implantação, iniciada em 6 de março, o sistema vem sendo aperfeiçoado. De acordo com o representante do Ministério Público, Sidnei Boccia, já houve significativa diminuição no número de reclamações dos usuários, de 139 para apenas três por semana. Isto demonstra que a população já começa a usufruir dos benefícios do novo sistema integrado de transporte coletivo. "Estatisticamente, dá para se entender que há uma melhor compreensão do novo sistema. Nós temos, mais uma vez, que orientar a população para que aprenda os novos horários e compreenda adequadamente o sistema", destaca.
Prefeitura, Ministério Público e Auto Omnibus Circullare se reuniram para avaliar o primeiro mês de funcionamento do novo sistema, no último dia 30 de março. De acordo com a fiscalização do Ministério Público, realizada nas estações de integração e na estação central, o sistema já apresentou melhorias significativas e muitas das reclamações feitas pelos usuários no início do processo já foram solucionadas.
Os ônibus estão saindo rigorosamente nos horários estipulados e não há mais filas para recarga do Cartão Amigo. Houve também a supressão do valor mínimo de carregamento do cartão e o projeto de lei que amplia o direito à meia passagem aos estudantes da rede particular dará entrada na Câmara na próxima terça-feira (13).
De acordo com o promotor Sidnei Boccia, a empresa concessionária vai maximizar as ações de comunicação no sentido de informar a população sobre os valores da tarifa. "Numa situação extrema, uma pessoa que se desloca do Marco Divisório até o Carretão, atravessando de ponta a ponta a cidade, vai gastar R$ 3,00, valor máximo da tarifa", explica.
Desde a implantação do sistema, a empresa concessionária, a Prefeitura e o MP têm atuado de forma a não somente receber reclamações. Além de recolher as reclamações, as três instituições envolvidas também apresentaram o direcionamento para solucionar os problemas. O objetivo agora é a criação de uma cultura de mobilidade sustentável a partir de um sistema de transporte coletivo que seja atraente para toda a população e não somente para um público segmentado, o que melhorará o trânsito, além dos benefícios ambientais.
Com o novo sistema, o transporte coletivo já começa a ganhar novos usuários. Inicialmente, a expectativa era de que, no máximo, 35 mil Cartões Amigo fossem confeccionados, mas, até o momento, 39 mil usuários já possuem o cartão. "Nós temos identificado que realmente há uma captação de um público que não trafegava no transporte coletivo, especialmente nas linhas alimentadoras, tanto que o número de usuários superou a expectativa em mais de 4 mil pessoas", avalia o promotor.
Segundo o diretor da Auto Omnibus Circullare, Flávio Cançado, a empresa já adquiriu 24 novos ônibus que vão melhorar ainda mais o serviço prestado.
Desde a implantação, iniciada em 6 de março, o sistema vem sendo aperfeiçoado. De acordo com o representante do Ministério Público, Sidnei Boccia, já houve significativa diminuição no número de reclamações dos usuários, de 139 para apenas três por semana. Isto demonstra que a população já começa a usufruir dos benefícios do novo sistema integrado de transporte coletivo. "Estatisticamente, dá para se entender que há uma melhor compreensão do novo sistema. Nós temos, mais uma vez, que orientar a população para que aprenda os novos horários e compreenda adequadamente o sistema", destaca.
Prefeitura, Ministério Público e Auto Omnibus Circullare se reuniram para avaliar o primeiro mês de funcionamento do novo sistema, no último dia 30 de março. De acordo com a fiscalização do Ministério Público, realizada nas estações de integração e na estação central, o sistema já apresentou melhorias significativas e muitas das reclamações feitas pelos usuários no início do processo já foram solucionadas.
Os ônibus estão saindo rigorosamente nos horários estipulados e não há mais filas para recarga do Cartão Amigo. Houve também a supressão do valor mínimo de carregamento do cartão e o projeto de lei que amplia o direito à meia passagem aos estudantes da rede particular dará entrada na Câmara na próxima terça-feira (13).
De acordo com o promotor Sidnei Boccia, a empresa concessionária vai maximizar as ações de comunicação no sentido de informar a população sobre os valores da tarifa. "Numa situação extrema, uma pessoa que se desloca do Marco Divisório até o Carretão, atravessando de ponta a ponta a cidade, vai gastar R$ 3,00, valor máximo da tarifa", explica.
Desde a implantação do sistema, a empresa concessionária, a Prefeitura e o MP têm atuado de forma a não somente receber reclamações. Além de recolher as reclamações, as três instituições envolvidas também apresentaram o direcionamento para solucionar os problemas. O objetivo agora é a criação de uma cultura de mobilidade sustentável a partir de um sistema de transporte coletivo que seja atraente para toda a população e não somente para um público segmentado, o que melhorará o trânsito, além dos benefícios ambientais.
Com o novo sistema, o transporte coletivo já começa a ganhar novos usuários. Inicialmente, a expectativa era de que, no máximo, 35 mil Cartões Amigo fossem confeccionados, mas, até o momento, 39 mil usuários já possuem o cartão. "Nós temos identificado que realmente há uma captação de um público que não trafegava no transporte coletivo, especialmente nas linhas alimentadoras, tanto que o número de usuários superou a expectativa em mais de 4 mil pessoas", avalia o promotor.
Segundo o diretor da Auto Omnibus Circullare, Flávio Cançado, a empresa já adquiriu 24 novos ônibus que vão melhorar ainda mais o serviço prestado.
"São ações de curto, médio e longo prazo que, com certeza, vão melhorar ainda mais o transporte, o trânsito e a infraestrutura do município. Estamos pensando a cidade para o futuro. Quando se fala do incremento na utilização do transporte coletivo realmente por toda a coletividade é o que já se aplica hoje nos países ditos de primeiro mundo. Queremos ser uma referência neste projeto", ressalta o prefeito Paulo César Silva.
Outra iniciativa sugerida pelo MP e que deve ser adotada pela Prefeitura é a criação da faixa BRT (Bus Rapid Transit) nas principais vias dos ônibus troncais, como a avenida João Pinheiro. "As ações visam potencializar o sistema para que o transporte coletivo seja realmente da coletividade - do estudante, do aposentado, do trabalhador, do empresário, da pessoa que usa gravata, da que anda de chinelo, de toda a população. E temos a pretensão de que isso se materialize no mais curto espaço de tempo", enfatiza o promotor Sidnei Boccia.
Outra iniciativa sugerida pelo MP e que deve ser adotada pela Prefeitura é a criação da faixa BRT (Bus Rapid Transit) nas principais vias dos ônibus troncais, como a avenida João Pinheiro. "As ações visam potencializar o sistema para que o transporte coletivo seja realmente da coletividade - do estudante, do aposentado, do trabalhador, do empresário, da pessoa que usa gravata, da que anda de chinelo, de toda a população. E temos a pretensão de que isso se materialize no mais curto espaço de tempo", enfatiza o promotor Sidnei Boccia.
Fonte: JusBrasil
0 comentários:
Postar um comentário