Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cadeirantes sofrem na cidade de Rio Grande-RS

quarta-feira, 14 de abril de 2010


Em Rio Grande, a cadeirante Vitória Caroline Bittencourt, de apenas 11 anos, vem enfrentando diariamente uma verdadeira batalha para conseguir chegar à escola Municipal Cipriano Porto Alegre, onde cursa a 5ª série do Ensino Fundamental. A menina sofreu paralisia cerebral ao nascer e, por isso, não tem coordenação do corpo e necessita da cadeira de rodas. Até a 4ª série, ela estudava em uma escola próxima à sua casa e por isso passou a contar com o transporte coletivo somente neste ano.

Moradora da Vila Recreio, ela e a mãe, Lisiane Machado Bittencourt, pegam o ônibus linha Bosque às 7h para ir à escola e às 11h30min para a volta. No entanto, até ontem, 10, não havia um veículo adaptado ao transporte da menina, que passava por cenas constrangedoras diariamente.

Lisiane conta que para subir no ônibus é preciso pegar a filha no colo e depender que outras pessoas subam a cadeira de rodas. Na volta para casa, quem ajuda são os próprios estudantes da escola onde Vitória estuda. Depois de conseguir chegar ao ônibus lotado, elas precisam contar com boa vontade das pessoas para conseguir um lugar para Vitória sentar. Na hora de descer novamente é necessário contar com o auxílio dos passageiros. “Já se tornou uma situação humilhante. Para descer, eu preciso pedir ao cobrador ajuda, mas para que ele possa auxiliar é necessário que as demais pessoas desçam do ônibus. Muitas vezes eu preciso gritar para que as pessoas auxiliem. Se tornou constrangedor para minha filha também”, disse.

Desde que iniciou as aulas, Lisiane procurou a Secretaria Municipal de Segurança dos Transportes e do Trânsito (SMSTT) e a empresa de transporte coletivo Viação Noiva do Mar para pedir que fosse colocado à disposição, nesses horários, um ônibus adaptado para cadeirantes. O responsável pela parte operacional de trânsito na secretaria afirmou que entrou em contato com a Viação Noiva do Mar pedindo para que seja disponibilizado um ônibus adaptado nesta linha e horários.


Ônibus começa a operar hoje
A Assessoria de Comunicação Social da empresa informou que a partir de hoje será colocado, em caráter provisório, um ônibus adaptado para a linha nos horários. Segundo a assessoria, o ônibus será realocado da linha Polivalente. No entanto, se houver reclamações por parte de usuários da linha, o veículo retornará ao serviço. A assessoria informou ainda que os horários dos ônibus adaptados estarão disponíveis no site http://www.noivadomar.com.br/. Dos 115 veículos do transporte coletivo, a Noiva do Mar dispõe de 14 adaptados para cadeirantes.

Fonte: Jornal Agora

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960