Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Passageiros sofrem em corredor ''Reportagem do Diário de São Paulo''

quinta-feira, 25 de março de 2010


O DIÁRIO embarcou num ônibus que passa pelo caótico trânsito da Estrada M'Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta (17), enfrentando o congestionamento que vai das 6h às 9h. O trecho é usado por cerca de 350 mil pessoas.

Nas manhãs de segunda e de terça-feira, centenas de pessoas realizaram manifestação e interditaram a estrada, aumentando ainda mais o transtorno. Na quarta, a Polícia Militar e a CET monitoraram toda a via.

A equipe de reportagem chegou em frente ao Terminal Jardim Ângela, ponto inicial de boa parte das linhas que cruzam a M’Boi, às 5h30. O horário, porém, foi considerado tarde pelos passageiros. Para conseguir sentar no ônibus, ou mesmo ir em pé com menos “aperto”, o ideal é chegar às 5h. “Fico uma hora e meia na fila do Terminal Ângela esperando para embarcar e ir sentado”, disse o limpador Fábio Gomes da Silva, que trabalha no Paraíso, Zona Sul.

Cada ponto de ônibus do terminal tem várias filas. Muita gente faz como Fábio e enfrenta até sete delas para conseguir sentar. O sacrifício tem uma explicação: a viagem de M’Boi Mirim até o Centro, por exemplo, dura, no mínimo, duas horas, tempo demais para ficar em pé.A reportagem pegou apenas uma fila e embarcou às 6h13. Viajou em pé na linha 5391 (Largo São Francisco). A lentidão se prolongou por toda a M’Boi Mirim. Muitos coletivos ficam em fila parados na faixa exclusiva. Passageiros pedem ao motorista para sair do corredor.

Além do grande número de carros, há uma obra de ampliação do metrô no Largo Treze, que ocupa a via. A via vira um funil. Impacientes, muitos desistem de esperar e descem em qualquer ponto para seguir o resto do caminho andando. No corredor, o trânsito parou e a reportagem ficou por uma hora ali. Passageiros dizem que, sem congestionamento, o trajeto é feito em 25 minutos. O resto da viagem durou uma hora, e às 8h15 o coletivo chegou ao seu destino final, no Centro.

Segundo passageiros, na manhã de quarta a viagem foi feita em “apenas” duas horas. “Por sorte”, o ônibus não estava tão cheio.As manifestações do início da semana repetem outras ocorridas no início do ano eleitoral de 2008. Na época, a Prefeitura prometeu criar um sistema de metrô leve (monotrilho) na estrada do M’Boi Mirim, o que vai permitir levar o transporte coletivo para a via elevada, aumentando o espaço para o trânsito de carros embaixo. A obra está em fase de projeto. Para melhorar o problema de curto prazo, a Prefeitura agora anuncia a adoção de faixas reversíveis, para aumentar a vazão do trânsito nas horas de pico.

Fonte: Diário de São Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960