Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Piracicaba recebe mais 12 ônibus adaptados para cadeirantes

sexta-feira, 12 de março de 2010


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transportes, recebeu mais 12 ônibus adaptados para cadeirantes. Os ônibus foram entregues na tarde de ontem (10), por Gregório Marchiori, diretor da Empresa de Ônibus Piracema ao secretário de Trânsito, Paulo Prates. A iniciativa faz parte da política da administração de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano para promover a inclusão dos passageiros especiais.
As linhas que os novos ônibus estarão fazendo, somente serão definidas após estudo técnico da Divisão e Planejamento da Semuttran. A expectativa é que entrem em operação até o final deste mês. O sistema já é integrado por 14 ônibus adaptados, e com as novas aquisições, totalizam 26 veículos especiais.
O gerente da Piracema, Noedir Davanzo, explicou que a adaptação dos ônibus é um compromisso voltado principalmente para à inclusão social. Além da mecanização do acesso por meio de elevadores para cadeirantes, as portas de entrada dos ônibus foram alargadas e o espaçamento dos degraus reduzido. Também foram criados assentos e espaços internos para atender pessoas com problemas de mobilidade, como mulheres grávidas e obesos.

A frota atual do transporte urbano é de 240 ônibus, que fazem 90 linhas servindo os bairros da cidade. O sistema roda 1 milhão e 400 mil quilômetros por mês, transportando cerca de 3 milhões e 800 mil pessoas mensalmente, incluindo as que utilizam o cartão de gratuidade, como os idosos, escolares e portadores de necessidades especiais.

Plataformas elevadas- Outra ação da Semuttran para facilitar a vida dos deficientes é a construção de plataformas elevadas acessíveis em parada de ônibus, como as existentes em frente ao Centro Cívico Cultural e Educacional Florivaldo Coelho Prates, nos dois lados da avenida Antônio Correa Barbosa.
Desenvolvido pela Divisão de Estudos Gerenciais e Programação da Semuttran, as plataformas fazem parte de projeto de melhorias nos pontos de parada de ônibus, que vem sendo realizado desde o início de 2005.
Estas plataformas visam proporcionar ao usuário do transporte público com pequenos problemas de locomoção mais facilidade no acesso aos coletivos, devido ser elevada em 26 centímetros da via de circulação. Com isso, facilita aos usuários acessar o interior do ônibus, uma vez que a altura do primeiro degrau já foi vencida.
A Semuttram, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e secretaria de Obras, também está construindo 206 rampas para facilitar a locomoção dos deficientes com locomoção reduzida, em diversos pontos da cidade, onde há maior concentração de pessoas.

Fonte: Prefeitura de Piracicaba

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960