Obra do Terminal Metropolitano de Ônibus de São José dos Pinhais está 80% concluída

quarta-feira, 10 de março de 2010

As obras do terminal metropolitano de passageiros, que o Governo do Estado está construindo em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, serão concluídas no fim do mês de abril, de acordo com previsão do secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a construção está com mais de 80% dos serviços executados.
O terminal terá 29 plataformas para 31 linhas de ônibus. Até o momento, já foram feitos os serviços de drenagem, terraplenagem, construção civil dos espaços comerciais, administrativos e sanitários. Já estão concluídos: a estrutura metálica para cobertura, pavimento em concreto para a passagem dos ônibus e instalação elétrica, hidráulica e de incêndio. “Os pedestres vão contar com 4.300m² de área para transitar nas plataformas de embarque e desembarque”, destaca o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.
Para concluir a construção, restam os serviços de sinalização, vertical e horizontal, paisagismo com o plantio de 2.500 m² de grama, árvores e arbustos, finalização do revestimento cerâmico nos sanitários, louças e metais e, por fim, a pintura e instalação de catracas para o acesso dos usuários ao terminal.
O terminal de São José dos Pinhais e os demais já concluídos e ou que estão sendo construídos através do Programa de Integração do Transporte (PIT) em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, foram projetados para receber os ônibus articulados por meio de plataformas elevadas, atendendo ao novo padrão do transporte coletivo, que no local receberá diariamente cerca de 72 mil passageiros.
As obras também atendem às normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e já contam com a instalação de rampas. A nova estação de passageiros, que recebe recursos de R$ 5 milhões, está localizada na Avenida das Américas com a Rua Claudino dos Santos, numa área implantada de 14 mil m² com vias e área coberta. A obra está sendo realizada em parceria com a prefeitura municipal que ofereceu a área do terminal.

Fonte: Agência de Notícias

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960