Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Guarulhos lança Bilhete Único do idoso

quarta-feira, 24 de março de 2010


Em cerimônia realizada no Adamastor Centro na manhã de segunda-feira, 22, a Prefeitura de Guarulhos promoveu o lançamento oficial do Bilhete Único do Idoso. Pelo novo cartão, a gratuidade da tarifa nos ônibus municipais passa a valer agora para os passageiros a partir dos 60 anos — anteriormente estavam isentos as pessoas com 65 anos ou mais.
A medida faz parte das ações relacionadas à implantação do Bilhete Único e à reestruturação do modelo de transporte da cidade. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, com a adoção da nova medida deverão ocorrer, mensalmente, mais de 710 mil deslocamentos de idosos, o que representa 8% do total de viagens realizadas.

Atualmente, esse público responde por 5% da movimentação mensal do sistema.“O Bilhete Único do Idoso é um passo importante na modernização do sistema de transporte público. Não se trata de um favor, mas sim de um direito. Ao assegurar esse direito, estamos reconhecendo o trabalho, o esforço e a dedicação dessas pessoas ao nosso município”, afirmou o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.

Para solicitar o Bilhete Único do Idoso é preciso comparecer à sede da Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupas), com documento de identidade e comprovante de residência. O cartão, que não tem custo algum, é entregue assim que for feito o cadastro. Em caso de perda ou extravio, será cobrada taxa de R$ 12,50 para emissão da segunda via. Quem já possui o cartão do idoso poderá utilizá-lo normalmente até a data do recadastramento obrigatório anual, quando será realizada a substituição.

A Guarupas organizou um calendário para facilitar a aquisição do novo cartão, de acordo com o mês de aniversário. Os idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março serão cadastrados entre 22 e 26 de março. Para quem nasceu em abril, maio e junho, o período vai de 29 de março a 2 de abril. Entre 5 e 9 de abril será a vez dos nascidos em julho, agosto e setembro. Os aniversariantes de outubro, novembro e dezembro poderão fazer o Bilhete Único de 12 a 16 de abril.“Trata-se de uma honra para nós ampliarmos a conquista desse benefício, que nada mais é do que a garantia de um direito.

Com essa mudança, vamos ter a possibilidade de incorporar, por dia, no mínimo 20 mil passageiros a mais nos ônibus e lotações. Com certeza, estamos, a partir de hoje, caminhando para que Guarulhos disponha de um sistema de transporte de qualidade”, disse o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo. Ele garantiu ainda que, até o final do ano, haverá uma rede credenciada, com postos espalhados pela cidade, em que será possível solicitar o novo cartão.

Primeiro Bilhete – Ao final da cerimônia no Adamastor Centro, o prefeito Sebastião Almeida fez a entrega do primeiro Bilhete Único do Idoso ao presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Leite de Lima, de 70 anos. “Com a ampliação da faixa etária, mais gente poderá usufruir do transporte coletivo e sair de casa para fazer suas atividades, como ir visitar parentes ou ir ao cinema. Dessa forma, o idoso vai aumentar sua autoestima, à medida que ele poderá se locomover pela cidade, tendo uma vida mais ativa”, disse.

A Guarupas fica na avenida Silvestre de Vasconcelos Calmon, 136/140 – Vila Moreira.

Fonte: ACE Guarulhos

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960