Em Santa Maria, depois dos Novos ônibus, agora vem a Bilhetagem eletrônica

quarta-feira, 10 de março de 2010


A chegada de 55 novos ônibus para o transporte coletivo, que começaram a circular a partir de ontem, é só um passo para o novo sistema que mudará a forma de pagamento da passagem. Até a segunda metade de 2010, todos os ônibus terão catracas eletrônicas acionadas por cartões, o que aposentará as fichas de vale-transporte. A mudança trará vantagens para passageiros, às empresas de ônibus, a quem compra vale-transporte para os funcionários e à prefeitura.

Quando o sistema estiver funcionando, mudará até a forma de comprar passagens. Seguirá a venda na central da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), na Avenida Rio Branco. Porém, será possível também que pessoas e empresas comprem passagens pela Internet. Esses créditos serão repassados diretamente, com tecnologia sem fio, para as catracas dos ônibus.

Vantagens – A lista de vantagens é enorme. Entre elas, estão maior segurança aos passageiros e mais transparência nos dados das empresas de ônibus (veja quadro). Segundo a ATU, a bilhetagem eletrônica deve reduzir a chance de fraudes com uso de carteira estudantil e a venda de fichas de vale-transporte, o que pode aumentar a receita e ajudar a manter a tarifa por mais tempo sem reajustes.

– Em cidades do nosso porte, a estimativa é que a evasão de receita é, em média, de 15% com essas fraudes e desvios – conta Luiz Fernando Maffini, presidente a ATU.

Outra possibilidade é de, em casos extremos, haver o controle de quem usa o vale-transporte de maneira irregular. O sistema registrará horários e ônibus em que cada pessoa usou o cartão, mas os dados serão sigilosos.

Porém, existe a chance de o patrão conseguir os dados por meio de autorização judicial para ver se o funcionário vendeu seu cartão a alguém.

Fonte: Diário de Santa Maria

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960