Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Empresas já levaram 42 multas por tentativas de burlar o bilhete único

sábado, 6 de fevereiro de 2010


Desde segunda-feira (1), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já aplicou 42 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o órgão, estariam tentando burlar o uso do bilhete único.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, algumas empresas estão mudando os horários dos veículos e trocando os ônibus convencionais pelos “frescões”, que não estão incluídos no programa do bilhete único e não transportam as gratuidades previstas em lei: estudantes, idosos e deficientes físicos.
Segundo o secretário, depois de um longo tempo de espera por um ônibus normal, o usuário acaba recorrendo ao que não aceita bilhete único, pagando o valor integral da passagem.
Só nesta sexta-feira (5) o Detro aplicou 11 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o departamento, estavam com horários de saídas irregulares. Na quarta-feira (3), cinco empresas de ônibus intermunicipais já tinham sido multadas por tentarem driblar o uso do bilhete único.

1,8 milhões de viagens
Lopes disse que este não é um problema em consequência da implantação do bilhete único, mas que antes não havia fiscalização. "O ônibus seletivo restringe a gratuidade. Os empresários puseram mais ônibus seletivos na frota. O bilhete único ajuda a corrigir isso, porque a população está denunciando o abuso. Mas esta desordem já existia antes".

Segundo Lopes, em quatro dias, cerca de 1,8 milhão de viagens foram feitas com o bilhete único. As estimativas da secretaria são de que, quando o bilhete único estiver estabelecido e conhecido pela população, cerca de 1,5 milhão de viagens sejam feitas por dia.
Reclamações na ouvidoria do Detro
O secretário afirmou que as empresas que não cumprirem com o padrão de circulação dos ônibus convencionais serão punidas.
“Elas terão que manter o padrão de circulação com ônibus convencionais (coletivo), conforme previsto em contrato de permissão. A população pode nos ajudar, denunciando as empresas que não tiverem cumprindo com a grade de horário”, disse o secretário na quarta-feira.
As reclamações podem ser feitas à ouvidoria do Detro, por meio do telefone (21) 2332-9535 ou por meio da Secretaria de Transportes, nos números (21) 2333-8664 e (21) 2333-8665.
Fonte: G1

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960