Desde segunda-feira (1), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já aplicou 42 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o órgão, estariam tentando burlar o uso do bilhete único.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, algumas empresas estão mudando os horários dos veículos e trocando os ônibus convencionais pelos “frescões”, que não estão incluídos no programa do bilhete único e não transportam as gratuidades previstas em lei: estudantes, idosos e deficientes físicos.
Segundo o secretário, depois de um longo tempo de espera por um ônibus normal, o usuário acaba recorrendo ao que não aceita bilhete único, pagando o valor integral da passagem.
Só nesta sexta-feira (5) o Detro aplicou 11 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o departamento, estavam com horários de saídas irregulares. Na quarta-feira (3), cinco empresas de ônibus intermunicipais já tinham sido multadas por tentarem driblar o uso do bilhete único.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, algumas empresas estão mudando os horários dos veículos e trocando os ônibus convencionais pelos “frescões”, que não estão incluídos no programa do bilhete único e não transportam as gratuidades previstas em lei: estudantes, idosos e deficientes físicos.
Segundo o secretário, depois de um longo tempo de espera por um ônibus normal, o usuário acaba recorrendo ao que não aceita bilhete único, pagando o valor integral da passagem.
Só nesta sexta-feira (5) o Detro aplicou 11 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o departamento, estavam com horários de saídas irregulares. Na quarta-feira (3), cinco empresas de ônibus intermunicipais já tinham sido multadas por tentarem driblar o uso do bilhete único.
1,8 milhões de viagens
Lopes disse que este não é um problema em consequência da implantação do bilhete único, mas que antes não havia fiscalização. "O ônibus seletivo restringe a gratuidade. Os empresários puseram mais ônibus seletivos na frota. O bilhete único ajuda a corrigir isso, porque a população está denunciando o abuso. Mas esta desordem já existia antes".
Segundo Lopes, em quatro dias, cerca de 1,8 milhão de viagens foram feitas com o bilhete único. As estimativas da secretaria são de que, quando o bilhete único estiver estabelecido e conhecido pela população, cerca de 1,5 milhão de viagens sejam feitas por dia.
Reclamações na ouvidoria do Detro
O secretário afirmou que as empresas que não cumprirem com o padrão de circulação dos ônibus convencionais serão punidas.
“Elas terão que manter o padrão de circulação com ônibus convencionais (coletivo), conforme previsto em contrato de permissão. A população pode nos ajudar, denunciando as empresas que não tiverem cumprindo com a grade de horário”, disse o secretário na quarta-feira.
As reclamações podem ser feitas à ouvidoria do Detro, por meio do telefone (21) 2332-9535 ou por meio da Secretaria de Transportes, nos números (21) 2333-8664 e (21) 2333-8665.
Lopes disse que este não é um problema em consequência da implantação do bilhete único, mas que antes não havia fiscalização. "O ônibus seletivo restringe a gratuidade. Os empresários puseram mais ônibus seletivos na frota. O bilhete único ajuda a corrigir isso, porque a população está denunciando o abuso. Mas esta desordem já existia antes".
Segundo Lopes, em quatro dias, cerca de 1,8 milhão de viagens foram feitas com o bilhete único. As estimativas da secretaria são de que, quando o bilhete único estiver estabelecido e conhecido pela população, cerca de 1,5 milhão de viagens sejam feitas por dia.
Reclamações na ouvidoria do Detro
O secretário afirmou que as empresas que não cumprirem com o padrão de circulação dos ônibus convencionais serão punidas.
“Elas terão que manter o padrão de circulação com ônibus convencionais (coletivo), conforme previsto em contrato de permissão. A população pode nos ajudar, denunciando as empresas que não tiverem cumprindo com a grade de horário”, disse o secretário na quarta-feira.
As reclamações podem ser feitas à ouvidoria do Detro, por meio do telefone (21) 2332-9535 ou por meio da Secretaria de Transportes, nos números (21) 2333-8664 e (21) 2333-8665.
Fonte: G1
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