Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

ATU pede reajuste de tarifa de ônibus em Santa Maria

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Só em ouvir a palavra reajuste, muita gente tem calafrios. Se ele for na passagem de ônibus, mais ainda, já que boa parte da população depende do transporte coletivo para ir à escola ou ao trabalho e até mesmo para o lazer. Porém, ontem à tarde, em reunião com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) solicitou uma revisão de planilha de custos e o consequente reajuste na tarifa.
– A revisão no valor da passagem foi motivada pela subida do combustível – afirma Luiz Fernando Maffini, presidente da ATU.
O último aumento de preço ocorreu em março do ano passado e foi de 11%. A tarifa, que passou de R$ 1,80 para R$ 2, só foi concedida após a associação se comprometer a cumprir uma série de sete requisitos da prefeitura. Entre eles, retirar os processos contra o município (um, em especial, pedia a suspensão do passe livre e uma indenização por causa da medida), manter o emprego dos cobradores e implantar o Sistema Integrado Municipal (SIM), previsto para estar completamente em funcionamento até 2012. A maior parte das exigências já foi colocada em prática.
O prefeito Schirmer confirmou que o pedido foi feito. Porém, não quis informar – antes de uma análise mais detalhada do documento – qual será sua posição sobre o assunto.

O documento deve seguir agora para a Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, que irá avaliar a planilha. Se der tempo para concluir os cálculos necessários, o resultado será apresentado na reunião do Conselho Municipal de Transportes, prevista para ocorrer no dia 10 de março. Então, os conselheiros devem votar se julgam procedente o pedido. Se a secretaria não concluir o trabalho a tempo, a votação fica para abril.

Mudança – O segundo assunto tratado na reunião de ontem entre o prefeito e a ATU foi o pedido para que, a partir de 1º de março, os passageiros passem a entrar pela porta dianteira do coletivo e a desembarcar pela traseira – o contrário do ocorre hoje. A medida, já autorizada, serve para o usuário ir se acostumando com o novo sistema, já que a troca de lugar das catracas está prevista para começar também nesse período.
No último final de semana, funcionários das empresas de ônibus foram convocados para fazer hora-extra. Empresas de funilaria foram contratadas para dar início à troca de lugar das roletas.Até 8 de março, os 55 novos ônibus comprados pelas seis empresas que fazem parte da ATU passam a circular pela cidade. Os três primeiros chegaram no fim de semana.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960