Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Melhora a cada dia o perfil da frota de ônibus de Fortaleza. Agora, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência, o que representa 10,64% da frota atual de 1700 carros. Em 2005, apenas 1,3% possuíam elevadores, do total de 1600.A quantidade de veículos com condições de transportar pessoas com mobilidade reduzida ainda não equivale a toda a frota operante, mas representa uma melhora significativa no ritmo de adaptação. Nos últimos quatro anos e meio, houve um aumento de 786% de carros com elevadores. Esses veículos são distribuídos entre as linhas que passam próximo a locais de atendimento a pessoas com deficiência, como hospitais, associações e outros órgãos públicos.A adaptação da frota é importante inclusive para atender a procura crescente desse público por transporte público, que aumentou após a Prefeitura de Fortaleza ter concedido gratuidade nos ônibus para pessoas com deficiência que atendem a determinados critérios sócio-econômicos. Hoje, mais de oito mil cartões de gratuidade já foram confeccionados, muitos com direito a acompanhante.
A perspectiva da Prefeitura de Fortaleza é que, até 2014, todos os ônibus e vans estejam adaptados, de acordo com o decreto federal 5296/04, que estabelece o ano da Copa do Mundo no Brasil como limite para acessibilidade universal no transporte público.

Em virtude das obras de trânsito na região das avenidas Humberto Monte e Bezerra de Menezes, está adiado, por tempo indeterminado, o prolongamento do itinerário da linha 075 (Campus do Pici/Unifor) até o Terminal Antônio Bezerra.Mas os moradores do bairro Benfica que desejam se deslocar até o terminal, ainda podem contar com a criação da linha 088 (Antônio Bezerra/Albert Sabin), que será implantada neste sábado, 26. A linha, surgida a partir do remanejamento de parte da frota da 389 (Campus do Pici/Jovita Feitosa), será uma opção de ligação das pessoas que moram ao longo da avenida Bezerra de Menezes e nos bairros Antônio Bonfim e Benfica com a Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé. O itinerário da nova linha terá origem no Terminal Antônio Bezerra, passando pelas avenidas Bezerra de Menezes e Dom Jerônimo, até a 13 de Maio. À altura da Igreja de Fátima, os ônibus se encaminham para a rodoviária.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960