O Rio começa a testar no mês que vem o seu primeiro ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. Este mesmo ônibus já é testado na cidade de S~~ao Paulo, o protótipo, fabricado no Brasil, deverá operar, com passageiros, claro, numa das linhas circulares da Zona Sul da cidade, acompanhado de um ônibus-sombra convencional, que fará o mesmo percurso, no mesmo horário, para poder comparar os desempenhos.
Hoje, os ônibus híbridos são uma tendência na Europa e nos Estados Unidos. Londres promete trocar toda a sua frota para as Olimpíadas de 2012. Em Nova York, os híbridos também ganham terreno rapidamente. De modo geral, eles funcionam da seguinte forma: quando a carga da bateria acaba, ele passa a rodar com o motor a diesel, que serve para carregar novamente a bateria. Quem já experimentou diz que é um sucesso. Silencioso, confortável, econômico e, acima de tudo, menos poluente. A Fetranspor, que paticipa do projeto em parceria com outras empresas, já pensa até em usar, mais à frente, biodiesel e etanol combinados com eletricidade.
Hoje, os ônibus híbridos são uma tendência na Europa e nos Estados Unidos. Londres promete trocar toda a sua frota para as Olimpíadas de 2012. Em Nova York, os híbridos também ganham terreno rapidamente. De modo geral, eles funcionam da seguinte forma: quando a carga da bateria acaba, ele passa a rodar com o motor a diesel, que serve para carregar novamente a bateria. Quem já experimentou diz que é um sucesso. Silencioso, confortável, econômico e, acima de tudo, menos poluente. A Fetranspor, que paticipa do projeto em parceria com outras empresas, já pensa até em usar, mais à frente, biodiesel e etanol combinados com eletricidade.
0 comentários:
Postar um comentário