A Prefeitura de Maringá inicia neste domingo (13) a segunda etapa de implantação do sistema Binário, previsto para acontecer em quatro etapas. A partir de amanhã as modificações serão na Zona 2, com alterações de sentido nas ruas Padre Germano Mayer, Santa Maria e Felipe Camarão, que passam a ter sentido Avenida Itororó – Avenida Anchieta; ruas Antônio Salema, Dr. Arion R. de Campos e Fernando Vieira, que farão o sentido inverso.
A Rua Vaz Caminha passa a ter sentido avenida Tiradentes – Juscelino Kubitscheck, e as ruas São Marcelino Champagnat e Martin Afonso passarão a ter o sentido contrário do atual. Para o secretário de Transportes, Walter Guerlles, as mudanças vão melhorar a circulação interna no bairro, mas “os moradores devem estar atentos à sinalização, já que essas mudanças trarão alterações na rotina das pessoas”. Ele disse que a Secretaria de Transportes reforçou toda a sinalização horizontal e espalhou placas em todas as ruas reforçando as mudanças e distribuiu cartazes em residências e comércios. Além disso agentes de trânsito estarão nos locais orientando os motoristas e indicando rotas alternativas. As mudanças na Zona 2 são um preparativo para as alterações que serão feitas nas quatro avenidas centrais a partir de janeiro. As primeiras mudanças foram feitas no final do mês passado, na região da Zona 7 e Jardim Universitário. Segundo a Prefeitura, depois de todo implantado, o sistema permitirá cruzar a cidade do Parque do Ingá até a avenida Colombo, pela avenida São Paulo, em poucos minutos.
A implantação de todo o sistema representa um investimento de R$ 5 milhões, recursos do próprio município e do Fundo Municipal de Transportes. Além de servir para fazer todas as mudanças, o investimento entrará como contrapartida do município no convênio com o Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da avenida Brasil, que é a fase final dos binários. Na Avenida Brasil o foco principal deve ser a priorização do transporte coletivo, onde será necessário fazer obras pesadas como a implantação de canaletas exclusivas para ônibus e modificações nas calçadas. A previsão é de que isso seja feito já em 2010.
0 comentários:
Postar um comentário