Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Primeiro ônibus a etanol da frota municipal começa a circular em São Paulo

sábado, 14 de novembro de 2009

Começou a circular nesta quinta, dia 12, o primeiro ônibus a etanol da frota municipal de São Paulo. A prefeitura pretende colocar 200 veículos como este nas ruas, mas ainda não tem um prazo para que essa meta seja cumprida. O custo alto da tecnologia é o problema a ser resolvido. O ônibus lançado já vai para as ruas, mas em fase de testes. É uma parceria que envolve a indústria de cana, montadoras, empresas de transporte e a Universidade de São Paulo (USP).
A idéia é saber se o uso do etanol no transporte público é viável. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o ônibus a etanol pode emitir um volume até 80% menor de gases de efeito estufa. Um potencial que as autoridades acreditam que deva ser mais explorado, já que o Brasil é um grande produtor do combustível.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirma que disposição não falta e quer colocar 200 ônibus a etanol nas ruas. O número corresponde a pouco mais de 1% frota da cidade, que tem 15 mil veículos.
O primeiro ônibus movido a etanol foi lançado em 2007, com a promessa de já ter pelo menos 10 veículos em circulação ainda em 2008. Mas, dois anos de testes foram feitos e nem parte da frota da cidade foi substituída para usar o combustível. De acordo com representantes do governo e das empresas que participaram do projeto, o grande problema está nos custos. O motor e o aditivo que precisam ser usados com o etanol são importados. Por isso, este modelo custa até 25% a mais que o movido a diesel.
Uma alternativa seria produzir esses componentes no Brasil. A fabricante, a Scania, com sede na Suécia, onde toda a frota é movida a etanol, garante que já estuda a possibilidade. Mas enquanto isso não acontece, autoridades brasileiras devem ir até a Suécia para negociar a importação mais barata.
Para a pesquisadora do projeto Best, que incentiva o transporte público mais limpo, Silvana Velazques, o apoio do governo é fundamental para que o ônibus a etanol passe da fase de testes.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960