Governo Federal cria linha de crédito para financiar obras de mobilidade; capital mineira vai implantar corredores rápidos de ônibus
O governo federal vai criar uma linha de crédito para financiar obras de mobilidade nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). Em encontro dia 19 de novembro na Secretaria da Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e os ministros Márcio Fortes, Orlando Silva e Paulo Bernardo (Cidades, Esportes e Planejamento, respectivamente) bateram o martelo pela liberação de R$ 700 milhões para a implantação na capital mineira de corredores rápidos de ônibus - os chamados Bus Rapid Transit (BRT), semelhantes aos de Bogotá (Colômbia) e Curitiba.O montante deve ser suficiente para que sejam construídas as duas principais linhas do sistema: Antônio Carlos/Pedro I e Pedro II/Carlos Luz. Diante da inviabilidade de prazos para a ampliação do metrô, a obra é considerada prioritária pela Prefeitura, por interligar regiões importantes da cidade com a área do Mineirão. "A expectativa é de que os recursos alcancem R$ 1 bilhão para custear obras relacionadas à mobilidade em BH.
Além das adequações nas vias, é preciso fazer mudanças no Hipercentro e também é necessária verba para desapropriações", afirma o diretor-presidente da BHTRANS, Ramon Victor Cesar, que participou da reunião, ao lado da consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, Maria Caldas, e do presidente do comitê executivo do Núcleo Estadual Gestor da Copa, Tadeu Barreto.
A BHTRANS já contratou empresas para elaborar o projeto executivo dos corredores e a previsão é de que os estudos estejam prontos até o primeiro semestre do ano que vem. Depois disso, deve ser aberto processo licitatório para contratação da empresa responsável pelas obras, o que deve ter início depois da duplicação da Avenida Antônio Carlos, prevista para terminar em março.
No trecho, o BRT terá 27 quilômetros de extensão, tendo início na área central e seguindo até a Avenida Vilarinho, em Venda Nova. A linha deve contar com dois ramais: Céu Azul e Venda Nova. Ao todo, estão previstos R$ 500 milhões somente para esse ramal. Simultaneamente, a Prefeitura deve fazer o alargamento da Avenida Pedro I, onde há previsão de criação de uma pista exclusiva para ônibus, semelhante à da Avenida Senhora do Carmo.
A segunda linha (Carlos Luz/Pedro II) prevê investimento de R$ 175 milhões, com cerca de 12 quilômetros de extensão. Os passageiros devem embarcar numa estação no canteiro central, pagar a passagem e, em seguida, entrar no coletivo no mesmo nível. Para isso, a Prefeitura terá de desapropriar imóveis nos pontos em que serão feitos os embarques.
Além da facilidade no entra e sai dos veículos, os ônibus devem ser equipados com sistema de rastreamento via satélite. Nas estações, os passageiros podem saber quanto tempo falta para a chegada do ônibus e planejar quantos minutos vai durar a viagem.
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