Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte público SP adota esquema horário de verão

segunda-feira, 19 de outubro de 2009


Por conta do início do Horário de Verão, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adotarão esquema especial de operação neste sábado, 17. Às 24 horas de sábado, a circulação de trens continuará normal, de acordo com o horário antigo. Os relógios das duas empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente, às 2h da manhã no novo horário.
Assim, a operação de sábado, que normalmente vai até à 1 hora no Metrô e na CPTM, funcionará sem mudanças. Ou seja, o usuário que embarcar até às 2 horas da manhã do horário de verão terá a viagem garantida. A circulação dos trens será retomada no domingo,18, às 4 horas na CPTM e às 4h40 no Metrô, já no novo horário.
Na EMTU/SP, as 600 linhas de ônibus intermunicipais irão operar normalmente, com o mesmo número de viagens previstas; porém, as partidas programadas para a meia noite serão feitas à 1 hora do Horário de Verão. O mesmo ocorrerá nas 13 linhas que atendem o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara).
O Horário de Verão é adotado todos os anos por decreto federal. Neste ano, terá início à meia-noite do sábado, 17, e término na mesma hora do dia 21 de fevereiro de 2010.
Acerto dos relógios
O início do Horário de Verão mobilizará cerca de 28 funcionários e técnicos do Metrô e da CPTM. O grupo vai ajustar 1.475 relógios nas 55 estações do Metrô e 89 estações da CPTM. Estarão também envolvidos na operação o Centro de Controle Operacional (CCO), pátios e oficinas das duas empresas.
No Metrô, são 565 relógios, todos digitais, ainda que alguns apresentem ponteiros. Inicialmente, dez técnicos desligarão, por trechos, todos os relógios. Depois, dentro de sua área, cada um voltará a ligá-los.
Nas estações da CPTM, 18 técnicos farão o ajuste de 910 relógios. A mudança será feita na central horária de cada estação. Assim, todos os relógios são acertados ao mesmo tempo; mas, ao término, todos são inspecionados.
Nos terminais da EMTU/SP do Corredor Metropolitano ABD e no Terminal Metropolitano de Cotia, um técnico ajustará 72 relógios digitais.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960