A priorização do transporte coletivo no sistema viário depende de uma série de intervenções. Muitas delas compõem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado mês passado entre a Prefeitura de Goiânia e o Ministério Público estadual. Pelo documento, o Município tem seis meses para cumprir as tarefas assumidas.
Marcos Massad, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) explica que as primeiras ações objetivam a implantação de corredores preferenciais à circulação dos ônibus nas Avenidas T-7, T-9, 85 e 24 de Outubro. Na sequência, serão eliminadas as conversões à esquerda nessas vias e proibido o estacionamento de veículos ao longo do meio-fio. As mudanças estão orçadas em R$ 2 milhões.
O recurso, afirma Massad, já está disponível. O investimento será dividido entre a CMTC e a Agência Municipal de Trânsito (AMT). “Já fizemos reunião demais. Agora, as medidas precisam ser adotadas logo”, admite o presidente da CMTC. Ao longo de toda a extensão dos eixos preferenciais de transporte, salienta, não será permitido estacionar na via. “As ruas vizinhas a esses eixos ficam vazias. O motorista precisa criar o hábito de estacionar o carro nesses locais.”
Os corredores que receberão as primeiras intervenções, segundo Massad, abrigam, em média, 80% das linhas do transporte coletivo. Segundo o presidente da CMTC, as maiores reclamações dos usuários do transporte têm relação com a desorganização dos terminais de ônibus e a demora no deslocamento. “A implantação dos corredores preferenciais e do cartão de integração atacará as duas deficiências apontadas pelos usuários como as mais sérias.”
Marcos Massad, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) explica que as primeiras ações objetivam a implantação de corredores preferenciais à circulação dos ônibus nas Avenidas T-7, T-9, 85 e 24 de Outubro. Na sequência, serão eliminadas as conversões à esquerda nessas vias e proibido o estacionamento de veículos ao longo do meio-fio. As mudanças estão orçadas em R$ 2 milhões.
O recurso, afirma Massad, já está disponível. O investimento será dividido entre a CMTC e a Agência Municipal de Trânsito (AMT). “Já fizemos reunião demais. Agora, as medidas precisam ser adotadas logo”, admite o presidente da CMTC. Ao longo de toda a extensão dos eixos preferenciais de transporte, salienta, não será permitido estacionar na via. “As ruas vizinhas a esses eixos ficam vazias. O motorista precisa criar o hábito de estacionar o carro nesses locais.”
Os corredores que receberão as primeiras intervenções, segundo Massad, abrigam, em média, 80% das linhas do transporte coletivo. Segundo o presidente da CMTC, as maiores reclamações dos usuários do transporte têm relação com a desorganização dos terminais de ônibus e a demora no deslocamento. “A implantação dos corredores preferenciais e do cartão de integração atacará as duas deficiências apontadas pelos usuários como as mais sérias.”
0 comentários:
Postar um comentário