A malha ferroviária da capital tem 330 km de extensão, cruzando as maiores cidades do entorno, mas só é destinada ao transporte de mercadorias, deixando-a aquém de sua capacidade de uso Enquanto o Rio de Janeiro tem 307,2 quilômetros de trem metropolitano, divididos em nove linhas, Belo Horizonte tem pouco mais de 28 quilômetros de trem de superfície, num trecho único. Por outro lado, a malha ferroviária de trens da capital mineira tem 330 quilômetros de extensão, cruzando as maiores cidades do entorno, mas é destinada somente ao transporte de mercadorias, deixando a rede aquém da real capacidade de uso.
Levantamento feito pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte mostra que os mais de 5 milhões de moradores da Grande BH, composta por 34 municípios, são os mais prejudicados com os "ruídos de tráfego" - semáforos, acidentes, automóveis, motocicletas, pedestres e engarrafamentos, realidade nas principais metrópoles do país. E, num comparativo entre a população e a extensão do sistema segregado (sem interferência de obstáculos), a BH ocupa o último lugar numa lista de nove. Apesar da colocação negativa, nos últimos anos o potencial de melhoria vem sendo explorado por meio de alternativas.
A implantação de pistas exclusivas para ônibus nas Avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado é um exemplo, somado à nova proposta das Prefeituras de Contagem e Betim de usar a linha férrea que corta os municípios para criar um trem metropolitano, transportando passageiros de 21 cidades para BH e arredores.
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