Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba: Mais 127 novos ônibus para renovação da frota

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O prefeito Beto Richa entregou nesta quarta-feira (8), no Parque Barigui, mais 127 novos ônibus para renovação da frota da Rede Integrada de Transporte (RIT). "É mais uma etapa do nosso compromisso de melhoria permanente do sistema de transporte coletivo, oferecendo à comunidade mais conforto e mais segurança", disse Richa.
Esta foi a segunda entrega de novos ônibus feita por Richa para renovação da frota neste ano, além da entrega, em maio, dos 14 ônibus da Linha Verde, numa ampliação do sistema. Em janeiro, o prefeito entregou 57 novos ônibus.
Até o fim do ano serão entregues mais 135 veículos, o que representará a renovação, a partir de 2005, de 1.120 dos 1.910 ônibus da frota da RIT, gerenciada pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). O índice de renovação da frota da RIT chegará, em dezembro, a 58,3%.
Os novos veículos são equipados com elevadores, painéis eletrônicos com nome da linha, sistema de monitoramento por satélite (GPS), bancos com cores diferenciadas para idosos, deficientes ou gestantes, e balaústres táteis, entre outros itens de segurança e conforto para os passageiros.
Além de adaptados às normas de acessibilidade, os novos ônibus são também menos poluentes. Eles funcionam com motores eletrônicos Euro 3, tecnologia que faz a queima quase completa do diesel, reduzindo em 60% a emissão de poluentes (sobra de material tóxico eliminado na forma de fumaça e fuligem).
Com os ônibus Euro 3, a frota de transporte coletivo deixa de emitir, de 2005 a 2009, cerca de 2,8 mil toneladas de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos totais e material particulado.
"Com ônibus menos poluentes, também investimos na sustentabilidade do meio ambiente e na qualidade de vida para os curitibanos", disse Richa.
Os ônibus do transporte coletivo passam por duas revisões anuais, além de vistorias e testes de fumaça feitos preventivamente pela Urbs. No ano passado, a Urbs fez 1.628 testes de fumaça, uma média de seis por dia útil.
Dos 127 ônibus entregues nesta quarta-feira, 105 são alimentadores - linhas que fazem a ligação entre os bairros e terminais de transporte; 13 são convencionais; sete são do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites), e quatro são da linha Interbairros. São linhas operadas por dez empresas urbanas e duas metropolitanas.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960