Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte público passa por reformulação em Recife

quinta-feira, 11 de junho de 2009


Integração. Pioneirismo. Ampliação. Esses são alguns dos planos idealizados para o Sistema de Transporte Público de Passageiros para a Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) prometido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Algumas das medidas já estão em ação, como a mudança no formato de bilhetagem eletrônica e a expansão do Sistema Estrutural Integrado (SEI), com a construção de 11 Terminais Integrados (TI), sendo dois deles com previsão para funcionamento ainda neste semestre. Enquanto isso, com pouco mais de um ano de inauguração, parte do Corredor Leste-Oeste, que compreende a avenida Conde da Boa Vista até a Praça do Derby, encontra-se sucateada por falta de manutenção.
O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) entregará os dois primeiros dos 11 Terminais Integrados (TIs) planejados para a Região Metropolitana do Recife (RMR). O custo de todos os terminais está orçado em R$ 60 milhões, beneficiando mais de 1,8 milhão de habitantes diariamente. O terminal Pelópidas Silveira, localizado na PE-22, em Paulista, e o terminal de Xambá, no Cabo de Santo Agostinho, serão entregues neste semestre. Através deles, a população pagará uma única tarifa por sentido e terá à disposição diversas opções para deslocamentos, reduzindo o gasto com transporte.A construção de terminais integrados, além de outras melhorias marcam, aos poucos, a mudança do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR) da EMTU para o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Das 14 cidades que integram a RMR, por enquanto, Recife e Olinda aderiram ao consórcio. As demais já possuem intenção.“Esse tipo de gestão possibilita a uniformização do sistema de transporte em todos os municípios, sobretudo em termos de tecnologia e integração. Pelo consórcio, haverá maior integração operacional e tarifária entre redes municipais e intermunicipais, melhorando a eficiência e qualidade dos serviços de transporte para a população”, prometeu o presidente da GRCT, Dílson Peixoto.Segundo o presidente da CTTU, Carlos Padilha, a entrada do Recife no consórcio é uma forma de melhorar o sistema de transporte público em toda a RMR. “Pelo fato de estarmos situado dentro de uma região metropolitana e que recebe influências das cidades localizadas em seu entorno, a entrada neste consórcio possibilita a re-estruturação do sistema de transporte público de toda a região, beneficiando não só os recifenses, como também aqueles que trabalham na cidade e moram em outro município”, destacou.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960