DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Salvador: Ampliação de via exclusiva terá pequeno impacto no trânsito

domingo, 1 de março de 2009


Salvador conta com mais 2 quilômetros de via exclusiva para ônibus na região de acesso à avenida Paralela. Após obras de adaptação, a Superintendência de Transporte Público (STP) autorizou o uso do trecho que vai do viaduto Nelson Daiha, no Iguatemi, até as proximidades do viaduto Luís Eduardo Magalhães, na Paralela. Antes, o corredor exclusivo tinha 1,9 quilômetros de extensão, passando pela Estação Iguatemi até a altura do Detran.

O gerente da STP diz ainda que a expectativa é aumentar a velocidade média dos ônibus dos atuais 16 e 20 quilômetros por hora no tráfego misto para 20 a 30 quilômetro por hora com a mudança para a via exclusiva. “É um ganho substancial em relação ao tempo de viagem”, diz. O impacto na duração de viagem, segundo estudos do órgão, deverá ser de aproximadamente 8 minutos. Apesar disso, o próprio gerente da STP não acredita que a medida traga uma melhora significativa para os demais problemas do trânsito na região. “É um trecho muito pequeno para o que nós precisamos, mas vamos aumentar”, garante. O engenheiro civil, professor e especialista em transporte público Elmo Selzemburg concorda que o impacto da medida no trânsito geral deverá ser insignificante. “A via exclusiva já está saturada com este modelo de operação que está vigorando em Salvador, que é de 30, 40 anos atrás”, justifica. Para haver melhoria significativa, explica o especialista, seria necessário modificar o modelo dos veículos de transporte de massa para que pudessem transportar mais passageiros em menos tempo. “Precisamos de um novo tipo de veículo em grande extensão, seja o metrô, seja o VLT (veículo leve sobre trilhos) ou ônibus articulado”, pontua.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960