Prefeitura de Curitiba entrega mais 14 novos ônibus. Veja em quais linhas vão operar

segunda-feira, 3 de junho de 2019

O sistema de transporte coletivo de Curitiba completou 262 novos ônibus em sua frota. Nesta sexta-feira (31/5), foram entregues mais 14 veículos, durante o Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana, no Parque Barigui. Eles vão substituir aqueles que estão em uso há mais tempo e irão atualizar a idade média da frota, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários. 

Os 14 novos ônibus irão operar nas linhas Pinhais/Campo Comprido, Inter II e um dos veículos será utilizado como reserva dos articulados laranja e, quando em operação, fará as linhas do Trabalhador ou Fazendinha/PUC.

Ao celebrar a chegada dos novos ônibus, o prefeito Rafael Greca lembrou que desde 2013 a cidade se ressentia da falta de renovação de sua frota. “Agora nós já estamos no ônibus número 262. Foram comprados em regime de licitação de menor preço, são ônibus modernos, com bom desenho, todos com plataforma de acessibilidade para pessoas com deficiência e me dá uma alegria poder fazer essa renovação da frota”, disse Greca.

O prefeito estava acompanhado do secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, que, mais cedo, ministrou palestra no fórum de mobilidade. “Curitiba sempre foi uma grande referência, uma referência mundial. E a mobilidade de Curitiba é um dos cartões-postais da cidade. O prefeito Greca está honrando a fama que a cidade tem”, apontou Pejo.    

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou que, a partir de 2017, Curitiba passou a investir de forma consistente na renovação de sua frota de ônibus e em atender melhor os usuários do sistema de transporte da cidade. “Até o fim de 2020, serão 450 novos ônibus entregues para as pessoas que optam por se locomover de forma coletiva, gerando menos impacto ambiental, reduzindo engarrafamentos e, em muitos casos, saindo de um ponto a outro da cidade de maneira mais rápida e menos custosa”, disse.

Os novos veículos possuem dois espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência e iluminação interna em LED.

Treze dos novos ônibus carregam uma novidade. Em caráter experimental, os veículos estão equipados com calhas verticais nas janelas. O equipamento ajuda a melhorar a circulação do ar em dias chuvosos.

Participaram da entrega dos novos ônibus o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; e os vereadores Serginho do Posto e Edson do Parolin.

Informações: URBS


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Prefeitura de Curitiba entrega mais 14 novos ônibus. Veja em quais linhas vão operar

Em Campinas, Frota do transporte público conta com 117 ônibus com wi-fi grátis

Os usuários do transporte público coletivo municipal contam com mais uma comodidade. Desde fevereiro, 13 linhas de ônibus de Campinas oferecem acesso gratuito à internet sem fio durante o percurso.

A tecnologia wi-fi está disponível em 117 ônibus, operados pela empresa VB Transportes e Turismo. São 68 ônibus da empresa VB3, distribuídos em seis linhas e dois carros reserva; e 51 veículos da empresa VB1, divididos em sete linhas.

A novidade beneficia, diretamente, cerca de 50 mil usuários atendidos pelas 13 linhas. Além de promover a inclusão digital, a oferta de internet sem fio proporciona aos usuários economia de seu pacote de dados. A frota do sistema de transporte público totaliza mais de 1,1 mil ônibus e o sistema registra uma média de 560 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil e 14 milhões de passageiros por mês. 

“Ainda que a atual concessão do transporte público não contemple a disponibilidade de wi-fi, o sistema se adiantou e já conta com mais essa modernização. Os usuários têm a comodidade de enviar mensagens, checar e-mails e até assistir vídeos, gratuitamente, durante o percurso”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. 

A disponibilização de internet sem fio nos ônibus do transporte público ocorre de forma gradativa. “A expectativa é ampliar essa aposta tecnológica para todos os veículos do sistema até o final do ano”, completa o secretário de Transportes. O projeto é fruto de uma parceria entre a VB e a empresa BlueMaxx, responsável pela operação da rede wi-fi. 

Trata-se de mais uma inovação incorporada ao sistema de transporte público, que já conta com a tecnologia QR Code (Quick Response Code; Código de Resposta Rápida). Em janeiro, Campinas extinguiu o pagamento em dinheiro embarcado da tarifa de ônibus em dinheiro, como forma de garantir viagens mais seguras e agilizar o embarque dos usuários. 

Como acessar
O acesso à internet sem fio é feito por meio do CPF e senha criada pelo usuário no primeiro acesso, após um breve cadastro. A legislação brasileira exige o cadastramento de usuários para a oferta de internet wi-fi gratuita. No interior dos veículos que contam com wi-fi, há um adesivo explicativo com orientações sobre o acesso. Confira o passo a passo: 

1) Para ativar o wi-fi no smartphone, localize e conecte-se à rede WIFIMAXX 5 ou 2. O aplicativo que realiza a conexão abrirá automaticamente, conforme a configuração do celular. Caso isso não ocorra, o usuário deverá abrir o navegador e acessar o site www.wifimaxx.com.br.

2) No primeiro acesso, escolha as opções “Acesso à Internet Grátis” e “Não sou Cadastrado”. O usuário deverá preencher o cadastro uma única vez para gerar sua senha pessoal de acesso. Todos os dados são obrigatórios, sendo necessário informar um número de celular válido para envio do código de segurança para ativação do cadastro.

3) Ao finalizar o cadastro, o usuário recebe o código de segurança por SMS para confirmar seus dados e ativar o cadastro. 

4) Nos demais acessos, basta informar o CPF no campo “login” e a senha cadastrada.

As dúvidas podem ser esclarecidas por um dos canais da Central de Atendimento ao Usuário, pelo e-mail wifimaxx@bluemaxx.com.br, WhatsApp (11) 97609-4837 ou pelo telefone (11) 2574-3268.

Confira as 13 linhas que contam com wi-fi grátis:
116 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (7 veículos)
125 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi (7 veículos)
131 – Terminal Vida Nova (14 veículos)
136 – Terminal Vida Nova (2 veículos)
153 – Terminal Vila União (6 veículos)
190 – Jardim São Domingos (11 veículos)
193 – Aeroporto de Viracopos (4 veículos)
316 – Parque Cidade (10 veículos)
317 – Jardim São José / Jardim São Marcos (9 veículos)
332 – Hospital das Clínicas (12 veículos)
353 – Alphaville (13 veículos)
359 – Jardim Esmeraldina / Estação Cidade Judiciária (9 veículos)
371 – Estação Parque Prado (13 veículos)

Informações: EMDEC


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Em Campinas, Frota do transporte público conta com 117 ônibus com wi-fi grátis

Na Grande Vitória, Número de assaltos a ônibus cai 45%

O número de assaltos em ônibus do sistema Transcol, que atende municípios da região metropolitana de Vitória, caiu 45% nos primeiros quatro meses do ano, segundo o Governo do Espírito Santo.

As abordagens nos ônibus do transporte coletivo começaram no dia 28 de março, na Serra, e mais de mil ônibus já foram revistados. No município, os roubos dentro dos ônibus caíram 41% nos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para essas abordagens, pelo menos seis guardas civis entram em ônibus com rádios comunicadores, conversam com o motorista, com o cobrador e com os passageiros. Com isso, caso flagrem alguma atitude suspeita, os guardas prendem os criminosos.

Para o cobrador, a visita da guarda faz com que ele se sinta mais tranquilo. “Existe uma sensação de medo, mas agora sabemos que tem esse trabalho da Guarda Municipal dentro dos coletivos. Dá a sensação de segurança”, comenta o trabalhador.

Os passageiros confirmam que têm encontrado os guardas dentro dos ônibus. "Ontem eu estava indo trabalhar e eles abordaram o ônibus que eu estava. A gente se sente mais tranquilo, mais seguros", contou Loana.

Por Eliana Gorriti 
Informações: TV Gazeta
READ MORE - Na Grande Vitória, Número de assaltos a ônibus cai 45%

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960