Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

BRT Rio realiza testes com energia solar na estação Bosque da Barra

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A matriz energética brasileira, baseada em hidreletricidade, é considerada uma das mais limpas do mundo, mas a falta de chuvas tem obrigado o país a fazer uso intensivo da energia gerada em usinas termelétricas que, além de mais cara, não é tão “verde”, pois depende da queima de combustíveis fósseis.

O BRT Rio começa a testar uma alternativa 100% limpa e abundante em todo o Brasil: a energia solar. Placas e equipamentos solares foram instalados na estação Bosque da Barra para verificar a viabilidade técnica e econômica de sua adoção em maior escala. Os equipamentos serão utilizados inicialmente para iluminação da estação, alimentação de catracas e portas automáticas.

Aberta por pelos menos 20h, uma estação do BRT possui muitos equipamentos que consomem energia. Além dos citados, câmeras, máquinas de autoatendimento, porta de aço e sistemas da bilheteria elevam a média de consumo mensal para 3.300 kWh. Com a geração solar, o BRT Rio espera obter uma redução de pelo menos 30% na energia comprada junto à distribuidora. 

Além de reduzir a conta de consumo, a energia solar pode melhorar a segurança energética do BRT contra falhas no sistema elétrico tradicional. Os equipamentos também estão sendo testados quanto à sua rapidez para restabelecimento de energia na estação, já que eles incorporam a função de no-break. O circuito criado pela empresa goiana Macena Tecnologia, desenvolvedora do sistema, já oferece a energiaem forma alternada na saída, dispensando o uso de inversores. O custo de implantação fica menor e o retorno do investimento se torna mais rápido.

Mais do que uma questão de custos, o uso da energia solar é entendido pelo BRT Rio como uma medida de sustentabilidade inerente ao seu modelo de serviço. Um ônibus convencional, por transportar mais pessoas em menos espaço, polui dez vezes menos que um automóvel e 16 vezes menos que uma moto, segundo estudo da Associação Nacional de Transportes Públicos. Com o BRT, o ganho ambiental é triplicado, pois um ônibus articulado substitui três convencionais, não só por sua capacidade, mas pelas características do sistema BRT, como pista livre de congestionamentos e ajuste da oferta à demanda em tempo real. 

Bosque da Barra
Localizada a 400 metros do Bosque da Barra, uma das áreas verdes mais visitadas da zona oeste, a escolha da estação homônima é simbólica. O BRT é o melhor caminho para acessar os 50 hectares da unidade de conservação ambiental. O bosque é composto por vegetação de restinga e um local ideal para observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além de jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos em seus lagos. Suas alamedas são utilizadas para corridas e caminhadas e os gramados para piqueniques e outras atividades recreativas.

READ MORE - BRT Rio realiza testes com energia solar na estação Bosque da Barra

Campanha Busão sem Abuso multiplica denúncias de violência contra mulheres nos ônibus de Curitiba

A Guarda Municipal de Curitiba registrou 52 ocorrências de violência contra mulheres no transporte coletivo - envolvendo abusos, assédio sexual, atos obscenos, constrangimentos e condutas inconvenientes - desde o lançamento da campanha "Busão Sem Abuso", em novembro do ano passado. Só este ano, até 10 de agosto, foram 44 casos - quase o dobro do número registrado ao longo de todo o ano passado (28).

Metade dos casos registrados neste ano foi de "atos obscenos/libidinosos", em um total de 22, e de "assédio sexual" - outras 22 ocorrências.

"Apesar de o medo e da vergonha em denunciar ainda serem fatores de subnotificação dos casos, a campanha dá coragem às mulheres quando aponta o que é considerado abuso, o que elas podem fazer e como fazer para denunciar. A sociedade demonstra que está reagindo e que é hora de superar o medo e a vergonha", afirma a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro.

Roseli lembra que sempre que participa de divulgações da campanha nos terminais de ônibus, é procurada por usuários do transporte coletivo para relatar situações que sofreram ou presenciaram. "Pais e familiares, inclusive, contaram que passaram a acompanhar suas filhas e parentes no trajeto para a escola ou para o trabalho por causa dos abusos", explica.

A campanha "Busão Sem Abuso" é uma parceria da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria da Mulher, Guarda Municipal e Urbs – Urbanização de Curitiba, com os sindicatos patronal e dos trabalhadores no transporte coletivo da Capital. A Prefeitura orienta as mulheres e demais usuários que presenciarem uma situação de abuso que acionem a Guarda Municipal pelo telefone 153, informando linha do ônibus, horário, trajeto, que uma viatura será deslocada para interceptar o veículo.

Os motoristas, cobradores, fiscais e vigilantes nos terminais urbanos também estão orientados para o atendimento do programa e podem deter o acusado de abuso até a chegada dos agentes. Vítima e acusado são encaminhados em viaturas separadas para a Delegacia da Mulher de Curitiba, onde fazem o registro da ocorrência policial. Ele assina um termo circunstanciado e passa a responder a processo. Em caso de tentativa de reincidência, é preso imediatamente.

É abuso quando

- Um homem esfrega ou passa a mão no corpo de uma mulher, principalmente se for nas partes íntimas.

- Faz comentários indecentes a ela.

- Agarra ou tenta imobilizá-la.

- Expõe seu órgão genital.

Informações: URBS

READ MORE - Campanha Busão sem Abuso multiplica denúncias de violência contra mulheres nos ônibus de Curitiba

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960