Passageiro do Transcarioca pode ter BRS para linhas alimentadoras

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Passageiros do Transcarioca podem ganhar aliados para reduzir ainda mais o tempo de viagem. A ideia é implementar faixas exclusivas de ônibus (BRS) em algumas ruas por onde passam linhas de ônibus alimentadores do BRT, em bairros como Madureira.

O presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de ônibus do Rio), Lélis Teixeira, contou que a instituição propôs à prefeitura estudar a medida. “Queremos potencializar o uso do Transcarioca, porém, precisamos, além de verificar a viabilidade do projeto, aguardar a implantação total das linhas alimentadoras”, explicou Lélis, durante o Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes (NTU), realizado em Brasília. 

Para a diretora do ITDP (sigla em inglês para Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) Clarisse Linke, que também esteve no evento, a integração do BRS ao sistema BRT trará benefícios à população. “Se os alimentadores tiverem pistas segregadas do automóvel particular proporcionará mais rapidez nas viagens.

As operações seguem uma lógica. Afinal, quem usa BRT quer reduzir o tempo de viagem e não perder parte dele ao utilizar o sistema alimentador ”, destacou. 

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a implantação do sistema alimentador do Transcarioca está sendo realizada, gradativamente, para que o usuário se adapte. Até o momento, o processo está na segunda fase, em que parte da frota de ônibus convencional da região do entorno do corredor BRT já foi substituída por novos ônibus.

Por Amanda Raipter
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Metrô de Salvador funciona em novo horário a partir desta segunda

A partir desta segunda-feria, 1º, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá novo horário de funcionamento. Segundo informações da CCR Metrô Bahia, o transporte passará a funcionar das 8h às 16h, uma hora a mais do que antes.

O novo horário é válido somente até o dia 14 de setembro e de segunda a sexta-feira. A previsão da CCR é que a operação comercial comece no dia 15 de setembro, quando o transporte irá funcionar de 5h às 24h todos os dias da semana. O sistema vem operando em fase experimental desde a sua inauguração, em 11 de julho.

O meio de transporte é gratuito e percorre as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

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Em Curitiba, Obras melhoram segurança e conforto nos terminais do transporte coletivo

Os 21 terminais de transporte coletivo de Curitiba têm recebido pequenas reformas que garantem mais conforto e segurança aos mais de um milhão de pessoas que diariamente circulam nestes espaços. São desde pequenas intervenções, como a troca de luminárias e colocação de placas indicativas; a obras de maior porte - como troca de calhas, conserto de coberturas e implantação de rampas de acesso a estações -, além de algumas novidades, como tintas especiais que resistem a manchas e pichações.

No Terminal Boqueirão, uma rampa metálica melhorou o acesso à estação tubo dos ligeirinhos Sítio Cercado e Barreirinha/São José. No Campo Comprido, o túnel de ligação entre os dois lados do terminal foi pintado com tinta anti-pichação e o ambiente ficou mais claro e limpo; as escadas foram revestidas com porcelanato antiderrapante, o que foi feito também no túnel de ligação do Terminal Capão Raso. No Carmo, a bilheteria ganhou novo espaço, com cobertura em domos, deixando o ambiente mais claro. E o Terminal Vila Oficinas ganhou uma sala para a fiscalização.

As obras são feitas de acordo com a necessidade e a prioridade em cada espaço, mas algumas intervenções foram realizadas em todos os terminais. É o caso da instalação de fotocélulas, dispositivo que mantém as luzes apagadas durante o dia e acesas à noite ou quando, em dias mais escuros, há menor luminosidade natural. O controle automático, que antes era manual, garante que o usuário tenha iluminação necessária e evita desperdícios com lâmpadas acesas durante o dia.

Outra melhoria feita em todos os terminais foi a instalação de fraldário, equipamento que garante conforto às mães que precisam trocar seus bebês no meio do caminho. Feito em plástico, com bordas de segurança para o bebê, o fraldário suporta até 20 quilos e, quando não é utilizado fica fechado junto à parede, ocupando menos espaço. Os fraldários foram instalados nos sanitários para pessoas com deficiência, onde há mais espaço.

Algumas intervenções sequer são notadas pelos usuários, como é o caso das fotocélulas; troca de caixas de eletricidade e condutores por sistemas mais modernos e seguros; fechaduras elétricas, molas em portões que passam a abrir com mais facilidade; ou corrimão em escadas e rampas.

Outras alterações são percebidas de imediato, como é o caso da rampa metálica ao lado da escada de acesso da estação tubo no Terminal Boqueirão.

“Eu achei que ficou ótimo”, afirma o aposentado Euclides Campese, que passa todos os dias pelo terminal. “A gente sempre vem apressado, com alguma sacola, ficou mais rápido descer a rampa, fica mais seguro” diz Euclides, que afirma ter notado também outras melhorias. “Acho que ficou tudo muito bom, está iluminado, tem até faixa de pedestre”.

Estudantes do curso de Administração da Universidade Positivo, Bruna Barella e Fernanda Domingos passam todos os dias pelo terminal Campo Comprido, onde atravessam o túnel. “Ficou muito mais claro, está muito melhor, parece mais iluminado”, afirma Bruna. Ela admite que, na correria do dia a dia, demorou para notar a mudança. “Está mesmo diferente, mas não sabia que era por causa dessa tinta, ficou limpinho, está muito bacana”, completa Fernanda. O túnel foi pintado de branco com tinta que não absorve pichação. 

Algo parecido foi feito no Terminal Capão da Imbuia, onde foi usada tinta que não absorve manchas para pintar uma barra na parede próxima ao piso. Muitas pessoas costumam amparar o pé na parede, enquanto esperam o ônibus e, agora, esse hábito já não causa problema, porque a parede já não fica com manchas de calçados.

Cobertura

Além dessas pequenas intervenções, uma revisão na cobertura dos terminais, feita nos primeiros meses do ano passado mostrou a necessidade de consertos de telhas e domos, troca de calhas e reestruturação de coberturas. A maior destas obras foi feita no Terminal Pinheirinho, onde os vazamentos prejudicavam usuários e lojistas e complicavam a operação do transporte em dias de chuva.

Foram revitalizados 27 mil metros quadrados de cobertura com a recuperação ou troca de 2,2 mil metros lineares de calhas e readequação de 208 pontos de esgotamento de água. A obra, orçada em R$ 1,8 milhão, foi feita sem custos para o Município, o que foi possível com a inclusão do trabalho no contrato de manutenção dos terminais, feito em 2012.

A partir daí a empresa responsável pela manutenção dos terminais passou a responder também pela manutenção das coberturas, com obras de grande porte também em outros terminais como Hauer e Campina do Siqueira. A característica das coberturas, boa parte delas feitas em domos, exige manutenção permanente para evitar vazamentos. Há pouco tempo, por exemplo, foram necessários novos reparos na cobertura do Terminal Campina do Siqueira, onde estão sendo testados novos materiais, importados, mais resistentes à ação do tempo.

Informações: Urbs

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Linhas de ônibus sofrem alterações em Caxias do Sul; veja a lista

As alterações em sete linhas de transporte coletivo iniciaram neste sábado (7) em Caxias do Sul, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. Esta é mais uma de uma série de mudanças que compõe a integração do SIM - Sistema Integrado de Mobilidade.

Os ônibus agora vão converter à esquerda da Rua Marechal Floriano para a Pinheiro Machado.  Antes, as linhas contornavam o quarteirão seguindo até a Bento Gonçalves e acessando a Pinheiro pela Garibaldi. O semáforo do cruzamento com a Pinheiro Machado passa a funcionar em três tempos.  Um sensor vai acionar o tempo exclusivo da faixa especial apenas quando tiver ônibus aguardando para a conversão.

Com a mudança, as paradas da Rua Bento Gonçalves esquina com a Rua Garibaldi e da Estação Pompéia na Pinheiro Machado foram extintas. O embarque e desembarque é feito agora apenas na Rua Marechal Floriano.

Ainda estão previstas mais mudanças, como a retirada de estacionamentos em duas ruas e também alteração nas linhas de ônibus que passarão a integrar estações de transbordo e acelerar o trajeto de bairros mais afastados ao Centro.

Na segunda quinzena de setembro devem começar as obras nos corredores de ônibus da Pinheiro Machado e a proibição das conversões na via nas esquinas da Marechal Floriano e Visconde de Pelotas.
Confira as linhas que mudam:

L.08 Medianeira/Libertá
L.14 Desvio Rizzo/Vila Romana
L.24 Forqueta/Tirol
L.44 Cidade Nova
L.48 Santa Tereza
L.55 Cidade Industrial
L.69 Parque das Rosas/Vila Amélia

Informações: G1 RS


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