Em Maceió, Faixas Exclusivas de Ônibus ganham reforço na fiscalização

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Desde a última segunda-feira (17), Maceió conta com a implantação da Faixa Exclusiva de Ônibus nas Avenidas Fernandes Lima e Avenida Durval de Góes Monteiro e um trecho da Tomás Espíndola. Rodoviários e usuários de ônibus têm aprovado a novidade, que levou mais rapidez e agilidade ao trânsito desse tipo de veículo coletivo, que transporta o maior número de maceioenses. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já classifica a implantação como positiva.

A iniciativa acaba de receber um importante equipamento que auxiliará na fiscalização: cinco cabines foram instaladas em pontos estratégicos ao longo da Avenida Fernandes Lima e Avenida Durval de Góes Monteiro. A estrutura foi fixadas nos canteiros centrais das vias. Agentes ficam de prontidão a partir nas cabines a partir das 6h da manhã até as 22h, se revezando em turnos.

A primeira está localizada nas proximidades da Bomba do Gonzaga, outra em frente ao supermercado Makro, outra nas imediações do Instituto do Meio Ambiente (Gruta), da Casa Vieira Farol e mais uma próxima a Casa das Carnes do Farol. A SMTT também está trabalhando com viatura atuando na fiscalização fazendo as rondas dentro das faixas. As câmeras de monitoramento do órgão também reforçam a fiscalização.

Inicialmente, esse conjunto de ações “é uma forma de intensificar a fiscalização que ainda conta com agentes de trânsito circulando pelas avenidas a fim de não somente flagrar infrações relativas à circulação indevida na faixa exclusiva para ônibus, mas também qualquer outra infração, orientação aos condutores e desvio de fluxo, no caso de acidentes”, explica o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

“A maioria da população utiliza o transporte público, nada mais justo do que reservar uma, das três faixas para atender essa demanda. A faixa é só uma entre muitas ações que a Prefeitura está desenvolvendo para melhorar a mobilidade urbana e para a melhoria da qualidade do transporte público dentro do município”, salienta Tácio.

Informações: Alagoas 24 Horas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960