Grande Porto alegre: Obras de R$ 240,5 milhões para corredores de ônibus só a partir de 2014

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Desde outubro de 2011 sete municípios da região, incluindo Porto Alegre, têm à disposição R$ 240.595.365,45 para investir em corredores integrados de ônibus BRT. Os recursos obtidos pela Metroplan por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade do governo federal irão possibilitar a adequação das vias por onde passarão as faixas exclusivas para ônibus.

Entretanto, os projetos básicos ainda estão sendo finalizados e as obras devem começar, na prática, em 2014. Mas segundo o diretor-superintendente do órgão, Oscar Escher, a meta é aprovar até outubro os projetos por meio de audiências públicas com as comunidades impactadas. A demora em finalizar o trabalho preliminar foi ocasionado por readequações nos projetos. A proposta engloba iniciativas também em Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.


“Vamos licitar as obras até o final do ano por RDC (Regime Diferenciado de Contratações)”, adianta Escher. O superintendente destaca,ainda, a necessidade de incluir obras complementares, como trincheiras em Cachoeirinha, eliminando alguns cruzamentos na Avenida General Flores da Cunha.

A ideia da Metroplan é também acrescentara perimetral oeste no pacote. Uma via ligando São Leopoldo e Estância Velha, como se fosse uma extensão da Avenida Tomas Edison. Paralelamente às obras dos corredores, a Metroplan pretende lançar em breve os editais para contratar a operação do sistema dos corredores metropolitanos.

“Oque temos hoje são sistemas anteriores a 1989”, lembra. Enquanto isso, de acordo com Escher, a Metroplan estará mapeando inclusive as linhas municipais e estudando uma nova estrutura para integração das linhas, por um sistema de bacias.

Por Gabriel Guedes
Informações: Diário de Canoas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960