Recife: Novo binário promete melhorar trânsito nas estradas do Arraial e do Encanamento

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Para aumentar a fluidez no tráfego e as condições de mobilidade urbana, o Recife vai ganhar mais um binário. No próximo sábado (28), será implantada a alteração no trânsito na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento. A mudança vai propiciar a criação de ciclofaixas com um total aproximado de 4,3 quilômetros para o deslocamento de ciclistas. O binário vai atingir diretamente os motoristas que transitam pela área em direção aos bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira e Monteiro. As duas vias terão sentido único, em complemento ao binário já existente entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa.

Nesta segunda-feira (23), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou uma campanha educativa para alertar os motoristas e pedestres sobre as alterações.

A Estrada do Arraial terá fluxo no sentido cidade/subúrbio. Por sua vez, a Estrada do Encanamento levará o fluxo na direção oposta - exceto no trecho após a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que permanece com mão dupla para garantir a mobilidade na localidade. O giro à esquerda na Estrada das Ubaias para a Estrada do Encanamento deixará de existir. Também haverá mudanças de sentido nas vias transversais, como a Rua Sebastião Alves, que terá direção única da Rua Padre Roma para a Estrada do Arraial; a Rua Gomes Coutinho, que ficará mão única da Avenida Norte para a Estrada do Arraial; e a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que terá sentido único da Avenida 17 de Agosto à Estrada do Arraial.

A Prefeitura do Recife fará a manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias transversais e promete melhorar a sincronização da rede semafórica.

Ciclofaixas
A Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar. Cada espaço reservado aos ciclistas terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3 km. As ciclofaixas ligarão o Sítio Trindade e os parques da Jaqueira e de Santana.

Transporte complementar
Por conta da modificação no tráfego da Zona Norte, duas linhas de transporte complementar que fazem circuitos interbairros, terão seus trajetos alterados. A linha 104 (Cassiterita/Casa Amarela/Jaqueira) e a linha 108 (Dois Unidos/Torre). Cartazes serão afixados nos micro-ônibus para orientar os passageiros. Pelo novo percurso, no trajeto de ida, ambas as linhas circularão agora pelas seguintes vias: Rua Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada das Ubaias, Rua Dr. Germano Guimarães, Rua Irmã Lúcia, Estrada do Encanamento, Rua Ferreira Lopes, Rua Estrela, Rua Desembargador Goes Calvalcanti e Avenida Parnamirim.

No trajeto de volta, apenas a linha 104 terá alteração. Ela deixará de passar pela Estrada do Encanamento, saindo agora da Rua Desembargador Goes Cavalcante e continuando pela Rua da Estrela e em seguida, entrando na Rua Ferreira Lopes, para ter acesso à Estrada do Arraial. Com o novo trajeto, o micro-ônibus continuará pela Estrada do Arraial, Rua da Harmonia e Rua Conselheiro Nabuco, para chegar à Rua Paula Batista, depois retornando à Estrada do Arraial.

Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960