Governo de Pernambuco da sinal verde para a construção de 50 km de corredores de ônibus

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Foi dado o sinal verde para a construção dos Corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. As vias serão operadas com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), ligando as áreas norte ao sul da cidade e ainda a região leste ao oeste da Região Metropolitana do Recife.
No total, serão investidos R$ 151 milhões na construção do Corredor Norte-Sul  e R$ 145 milhões no Corredor Leste-Oeste. As obras fazem parte do pacote de ações para a Copa do Mundo de 2014.

Corredores terão ônibus especiais e com ar-condicionado
LESTE-OESTE - Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor passará por 22 estações e atenderá aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101.
Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, será construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá.
NORTE-SUL - O corredor Norte-Sul passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Terá início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 33 estações interligadas a quatro terminais também integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins.  Outro elevado será erguido em Ouro Preto. A obra do Norte-Sul será concluída em 18 meses.


Blog Meu Transporte
Share |

READ MORE - Governo de Pernambuco da sinal verde para a construção de 50 km de corredores de ônibus

Em Feira de Santana, Mais 15 ônibus são incorporados ao SIT

Visando oferecer transporte público de qualidade, a Prefeitura de Feira de Santana entregou à população, nesta quarta-feira (16), 15 novos ônibus que passam a incorporar o Sistema Integrado de Transporte (SIT). Destes, 12 têm capacidade para 100 passageiros sentados e em pé, e os três articulados para 120 pessoas.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a aquisição de mais 20 novos veículos para o início do próximo ano. Atualmente 207 ônibus compõem a frota do Município.

“Melhorar o serviço de transporte coletivo de Feira de Santana foi um compromisso do nosso governo e estamos trabalhando para oferecer transporte público com segurança e qualidade à população. Nunca se viu antes uma melhoria substancial da frota de ônibus como atualmente e o nosso objetivo é aumentar o quantitativo de veículos para melhor atender à demanda”, declara o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, os ônibus vão atender bairros com maior demanda de usuários do serviço. “Os ônibus farão linha para os bairros que mais necessitam, como Feira X, George Américo, Conceição, Mangabeira e Aviário. Atualmente, a população conta com mais de 80 ônibus novos, o que representa mais de 50% da frota renovada”, informa.


Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

READ MORE - Em Feira de Santana, Mais 15 ônibus são incorporados ao SIT

Em Uberaba, Usuários se queixam de ônibus sujos

A Associação dos Usuários de Transportes Coletivos de Uberaba (Acobe) fez uma pesquisa em outubro e a maior queixa apontada pelos usuários foi em relação à sujeira nos veículos. Um vídeo feito pela Acobe constatou que em alguns ônibus a higienização apresenta problemas. Diretores da entidade passaram lenços umedecidos pelos bancos, que revelaram a sujeira dos assentos. Já a boa condição de pontos e abrigos para a espera do transporte coletivo foi apontada entre os itens de satisfação. “Perto da minha casa tem três pontos e todos estão em bom estado”, confirmou o aposentado Givaldo Campos. Uberaba tem mais de 400 pontos e coberturas.

Os representantes da Acobe analisaram os ônibus, os pontos, o tempo de circulação e o atendimento dentro dos veículos. O levantamento foi feito em dez ônibus de dez linhas, o que representou 12% da frota e metade das linhas.
Essa foi a segunda pesquisa feita este ano sobre a qualidade dos serviços prestados pelas duas empresas de Uberaba. Após este levantamento, a Acobe informou que fará uma consulta popular para aprofundar as discussões sobre problemas no transporte coletivo.


A Prefeitura de Uberaba não quis comentar os resultados da pesquisa.

Fonte: G1.com.br

READ MORE - Em Uberaba, Usuários se queixam de ônibus sujos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960