Manaus vai ter frota de micro-ônibus adaptados para deficientes físicos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quinze micro-ônibus equipados para atendimento a pessoas com deficiência física, foram entregues na manhã desta segunda-feira (5), na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Os automóveis fazem parte da frota Transporta da Prefeitura de Manaus. Ao todo, 25 novos microônibus serão disponibilizados até 2012.

O principal objetivo dos micro-ônibus é transportar pacientes de casa para a consulta médica, escola ou fisioterapia, além de levá-los novamente para sua residência, gratuitamente.

De acordo com o diretor de transporte da SMTU, Paulo Henrique, a meta é que 78 automóveis sejam disponibilizados para o serviço. Isso porque no edital que as novas empresas de transporte assinaram consta que, para cada 20 novos ônibus disponibilizados, um seja para transportar pessoas com deficiência física.

Cada veículo transporta cinco cadeirantes com seus acompanhantes. Motoristas treinados irão manusear o elevador da cadeira de rodas e auxiliar na locomoção desta pessoa para dentro do ônibus.

O cadeirante e presidente do Conselho Municipal dos Direito das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Ronaldo André Brasil, disse que essa ampliação é de extrema importância para aquelas pessoas com uma alta complexidade de deficiência e que não possuem condições para serem transportadas em coletivos normais.

Apesar de satisfeito, Ronaldo disse que o sistema de transporte ainda não está 100% adequado para os cadeirantes. "Essa iniciativa é muito boa, mas ainda não é o ideal. É preciso que aumente a frota como um todo para transportar essas pessoas com segurança. É preciso também que haja educação para que as pessoas respeitem e se sensibilizem", disse.

Para ter acesso ao Transporta, o interessado deve se cadastrar no setor de Atendimento Social do SMTU, no térreo do terminal rodoviário, na rua Recife, bairro Flores, ou ligar para 118 e obter mais informações sobre o serviço.


Fonte: D24 AM

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960