Guarulhos ganha novos ônibus e serviço de atendimento telefônico 24 horas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais 20 novos ônibus, da empresa Vila Galvão, irão entrar em operação no sistema de transporte coletivo, em substituição a veículos antigos da viação. Assim que começarem a circular – encontram-se em processo de emplacamento e de regularização de documentação –, todos os 211 veículos da Vila Galvão estarão devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A previsão é que toda frota municipal de ônibus e micro-ônibus esteja adaptada até o final do ano.

A cerimônia de entrega dos novos ônibus ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) no Paço Municipal. O ato teve presença do prefeito Sebastião Almeida; do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira; do diretor da empresa Vila Galvão, José Roberto Yasbek; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotação (Sindlotação), Cícero Augusto, conhecido como Mossoró; além de diversas outras autoridades.

Novas Linhas

Além da apresentação dos ônibus, o prefeito comunicou a criação de três novas linhas: 436 – Aeroporto/Centro, 441 – Santa Paula/Santa Clara (via Taboão) e 494 – Lavras/Pimentas. O prefeito falou ainda da adaptação feita em outras duas: a 440 – Parque Santos Dumont/Centro (via Taboão) passa a circular normalmente e não mais somente nos horários de pico, e a ampliação até a Vila Carmela do itinerário da linha 812, que passa a cobrir o trecho Vila Carmela/Centro. Todas essas mudanças, promovidas a partir de sugestões das comunidades locais, passam a vigorar já nesta quinta-feira (30).

Serviço 24H

A cerimônia serviu ainda para anunciar o início do Disque Transporte e Trânsito. Trata-se de uma ampliação do modelo de atendimento telefônico montado no início das operações do Bilhete Único de Guarulhos. O serviço funcionará diariamente 24 horas por meio do número 2475-6996. O objetivo é estabelecer um canal direto com a população para receber sugestões e considerações sobre todos os serviços da Secretaria de Transportes e Trânsito.
Uma novidade é que haverá acesso rápido com a Central de Controle Operacional (CCO), o que agilizará a verificação e a busca por solução para as demandas apontadas. Será possível ainda gerar relatórios dos registros feitos, o que contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O Disque Transporte e Trânsito trará, entre outros itens, informações sobre os serviços oferecidos pelo Fácil Transportes e Trânsito, o sistema de transporte coletivo municipal (itinerários e horários das linhas de ônibus e micro-ônibus) e a Escola Pública de Trânsito (dúvidas sobre campanhas de trânsito, palestras e outras atividades educativas). O serviço também atenderá e encaminhará as observações da população em relação ao transporte e ao trânsito (pedidos de fiscalização, manutenção de sinalização viária, recursos de autuações etc.).

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