Inauguração de segundo corredor de ônibus em Copacabana é adiada

sexta-feira, 25 de março de 2011

O funcionamento do segundo corredor exclusivo para ônibus do Rio, na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, Zona Sul da cidade, foi adiado para o dia 9 de abril. A faixa seletiva entraria em funcionamento ainda em março.
De acordo com a Secretaria muncipal de Transportes, o mau tempo das últimas semanas atrapalhou o trabalho de sinalização do corredor, também chamado de BRS. Ele será nos mesmos moldes da faixa seletiva da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

A prefeitura informou que vai fazer uma campanha para esclarecer aos moradores e motoristas sobre as mudanças na Rua Barata Ribeiro, onde a faixa azul já foi pintada no asfalto.

Adaptação
O número de multas no corredor da Nossa Senhora de Copacabana chegou a 194 no primeiro dia de funcionamento da fiscalização eletrônica, no dia 14 de março.

Segundo a secretaria,  número representa menos de 1% do total dos 21.435 veículos que circularam pela via entre as 6h e as 21h de segunda-feira. Outros 63 veículos foram multados por agentes de trânsito credenciados e da Guarda Municipal.

Entenda as regras
De acordo com as novas regras da faixa exclusiva, só poderão circular lá ônibus municipais e táxis com passageiros. O embarque e desembarque dos táxis deverá ser feito apenas pelo lado esquerdo da rua ou nas transversais.

Táxis adaptados para portadores de necessidades especiais e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da via para embarcar ou desembarcar passageiros. Os outros veículos devem usar apenas as pistas da esquerda ou usar a pista da direita apenas quando estiverem prestes a dobrar daquele lado.

Ainda segundo a prefeitura, o estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h, ou sábados, após as 14h e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.

Quem for flagrado trafegando no corredor exclusivo será multado em R$ 53, 20 e ganhará três pontos na carteira de motorista. A faixa seletiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6h as 21h. Aos sábados, o sistema é das 6h as 14h.


Fonte: G1.com.br

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960