Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em BH, Passageiros reclamam de filas e atrasos de ônibus

sexta-feira, 25 de março de 2011

Os passageiros que utilizam o serviço de transporte público em Belo Horizonte reclamam das longas filas e dos atrasos dos ônibus. O MGTV 2ª Edição acompanhou, durante uma semana, a rotina e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam dos coletivos na capital mineira e na Grande BH. O preço das passagens também é alvo de reclamação dos passageiros que vêem os problemas se repetirem todos os dias.

A linha de ônibus 9250, que faz o trajeto entre o bairro Caetano Furquim, na Região Leste de Belo Horizonte, e o Belvedere, na Região Centro-Sul, é a que recebem mais reclamações dos passageiros. Desde o início de 2011, já foram recebidas cerca de 170 queixas.

Em algumas avenidas da capital mineira, mesmo com o corredor exclusivo para ônibus e a pista livre de congestionamentos, as pessoas enfrentam a demora nos pontos de espera dos coletivos.

O metrô também é alvo de reclamação dos usuários, que enfrentam o problema da superlotação. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entre os dias 14 e 16 de março, o número de usuários aumento em cerca de três mil pessoas, no horário que vai das 5h às 9h. O aumento ocorreu devido às obras que estão sendo realizadas na Avenida Antônio Carlos. Para evitar os congestionamentos na Região da Pampulha, os passageiros preferem usar os trens.

O  diretor de Projetos da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Daniel Marx Couto, disse que a demanda de passageiros vem crescendo a cada ano e que o trabalho da BHTrans acompanha este crescimento. “Nos últimos meses desenvolvemos dois mecanismos de fiscalização do cumprimento do horário e com relação à lotação dos coletivos”, disse Couto.

De acordo com ele, desde outubro de 2010, houve uma redução das viagens não realizadas de 6% para 2% por causa desta fiscalização.
Couto falou, ainda, que o Bus Rapid Transit (BRT) já está com o projeto em desenvolvimento e que algumas obras estão sendo feitas. Muitas adiantadas como a da Avenida Antônio Carlos. A previsão, conforme ele, é que em julho de 2012 já esteja funcionando.

Os empresários, segundo Couto, podem ser autuados por atraso nas viagens e superlotação dos ônibus.
A partir desta segunda-feira (28), mais de 200 linhas terão o quadro de viagens aumentado para melhorar a qualidade do serviço. O usuário que quiser reclamar, pode ligar para o número 156.

Já o chefe de gabinete do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), João Afonso Baeta, explicou que não há falta de coletivos, mas sim, há algumas situações de demanda reprimida. Quando detectadas pelo órgão, são encaminhadas para a Subsecretaria de Transportes para que as linhas sejam reprogramadas.

Ainda segundo Baeta, os problemas, apesar de antigos, acontecerão sempre porque o setor é dinâmico. “A partir destas deficiências é que elas são resolvidas”. Quem quiser reclamar, o telefone é 155.

A CBTU informou também que os trens, nos horários de pico, estão circulando com a capacidade máxima e que não seria possível aumentar a quantidade de viagens.






0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960