Os passageiros que utilizam o serviço de transporte público em Belo Horizonte reclamam das longas filas e dos atrasos dos ônibus. O MGTV 2ª Edição acompanhou, durante uma semana, a rotina e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam dos coletivos na capital mineira e na Grande BH. O preço das passagens também é alvo de reclamação dos passageiros que vêem os problemas se repetirem todos os dias.
A linha de ônibus 9250, que faz o trajeto entre o bairro Caetano Furquim, na Região Leste de Belo Horizonte, e o Belvedere, na Região Centro-Sul, é a que recebem mais reclamações dos passageiros. Desde o início de 2011, já foram recebidas cerca de 170 queixas.
Em algumas avenidas da capital mineira, mesmo com o corredor exclusivo para ônibus e a pista livre de congestionamentos, as pessoas enfrentam a demora nos pontos de espera dos coletivos.
O metrô também é alvo de reclamação dos usuários, que enfrentam o problema da superlotação. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entre os dias 14 e 16 de março, o número de usuários aumento em cerca de três mil pessoas, no horário que vai das 5h às 9h. O aumento ocorreu devido às obras que estão sendo realizadas na Avenida Antônio Carlos. Para evitar os congestionamentos na Região da Pampulha, os passageiros preferem usar os trens.
O diretor de Projetos da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Daniel Marx Couto, disse que a demanda de passageiros vem crescendo a cada ano e que o trabalho da BHTrans acompanha este crescimento. “Nos últimos meses desenvolvemos dois mecanismos de fiscalização do cumprimento do horário e com relação à lotação dos coletivos”, disse Couto.
De acordo com ele, desde outubro de 2010, houve uma redução das viagens não realizadas de 6% para 2% por causa desta fiscalização.
Couto falou, ainda, que o Bus Rapid Transit (BRT) já está com o projeto em desenvolvimento e que algumas obras estão sendo feitas. Muitas adiantadas como a da Avenida Antônio Carlos. A previsão, conforme ele, é que em julho de 2012 já esteja funcionando.
Os empresários, segundo Couto, podem ser autuados por atraso nas viagens e superlotação dos ônibus.
A partir desta segunda-feira (28), mais de 200 linhas terão o quadro de viagens aumentado para melhorar a qualidade do serviço. O usuário que quiser reclamar, pode ligar para o número 156.
Já o chefe de gabinete do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), João Afonso Baeta, explicou que não há falta de coletivos, mas sim, há algumas situações de demanda reprimida. Quando detectadas pelo órgão, são encaminhadas para a Subsecretaria de Transportes para que as linhas sejam reprogramadas.
Ainda segundo Baeta, os problemas, apesar de antigos, acontecerão sempre porque o setor é dinâmico. “A partir destas deficiências é que elas são resolvidas”. Quem quiser reclamar, o telefone é 155.
A CBTU informou também que os trens, nos horários de pico, estão circulando com a capacidade máxima e que não seria possível aumentar a quantidade de viagens.
Fonte: G1Minas.com
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