Curitiba lança hoje o maior ônibus do mundo:‘Ligeirão’

terça-feira, 29 de março de 2011

Festejando os 318 anos de fundação de Curitiba, começará a circular hoje na capital paranaense o “Ligeirão”, a nova frota de ônibus articulados com linhas de viagens mais rápidas, eficazes e seguras.
É o maior modelo de ônibus do mundo: cada carro possui 28 metros de comprimento, 2,75 metros de largura e tem capacidade para transportar 270 passageiros, substituindo os ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros: esses biarticulados representam um aumento de 45% na oferta de lugares nas linhas.
Com a nova frota, a rede poderá transportar 53 mil pessoas por dia. Outra novidade: o “Ligeirão” é movido exclusivamente a biocombustível à base de soja e não polui o meio ambiente.
No sistema “Ligeirão”, o ônibus faz menor número de paradas e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos, o que lhe garante prioridade no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo, de forma a que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para o transporte. O “Ligeirão” é produzido pela Volvo do Brasil.


Fonte: Ilustrado

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960