Série Transporte pelo Mundo Chega a Istambul na Turquia

sábado, 12 de junho de 2010

Geralmente existe muita dúvidas em relação ao transporte em Istambul e é importante notar que pela geografia da própria cidade os turistas geralmente tem dificuldade em localizar onde estão. A cidade de Istambul une dois continentes: a Ásia e a Europa. Assim você pode tomar café na Ásia e almoçar na Europa ! Mas para se locomover de um continente a outro você tem somente duas pontes e um sistema de transporte de barcos. Através deste artigo venho a esclarecer qual seria o melhor tipo de transporte e quando você deve usa-lo. Espero que ele seja útil na sua estadia em Istambul.

Istambul tem um trafego caótico !

Cuidado com os horários de pico ! Istambul tem cerca de 14 milhões de habitantes e como toda metrópole possui problemas de transito. Evite se locomover durante horários de pico. Não ha muito problema de locomoção durante a manhã nos pontos turísticos e áreas hoteleiras. Se você for fazer um passeio na área de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) fique por ali até as 19:30 ou 20:00 e use o trem de superfície se você deseja retornar a área de Taksim-Beyoglu. Evite o trafego no horário entre as 18:00 e 19:30 horas. Verifique a quanto tempo de carro seu hotel se encontra distante do aeroporto e tente não sair em cima da hora ! É sempre bom bancar o bom mineiro e não perder o trem ! Caso você chegue em Istambul entre as 18:00 e 19:00 horas você provavelmente vai pegar um trafego bem pesado para chegar ao seu hotel. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

Passagens: As passagens para o trem de superfície, metro, trem subterrâneo, tramvay, tunel , funicular e barco se chama "Jeton" e você pode compra-las em quiosques perto de cada estação.
Horário dos transportes públicos: Istambul é uma cidade com vida noturna agitada, mas o transporte público deixa muito a desejar. A maioria dos transportes públicos termina seu serviço por volta da meia noite. Portanto fique atento ! Note que os taxis cobram tarifa noturna também a partir da meia-noite.

Istambul adquire 100 Evobus Mercedes-Benz Capacity

Os transportes urbanos de Istambul - IETT Istanbul Elktrik Tramvay ve Tünel Isletmeleri encomendaram à Evobus, uma centena de ônibus Mercedes-Benz Capacity, cuja operação será praticada numa linha em canal dedicado entre o subúrbio de Avcilar e o centro de Istambul.
Ônibus - Otobus :

Geralmente não são recomendados para os turistas a não ser que queiram ir a um bairro específico distante e não possam pagar por um taxi nem usar o trem de superficie. Evite tomar onibus em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Neste horário estão sempre lotados !
Ônibus com passeio turístico: O ministério de turismo da Turquia criou um passeio com um ônibus com dois andares e teto aberto pela cidade. Você pega o ônibus na área de Sultan Ahmet, onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia. Por favor se informe dos horários, preços e circuito no local.


Trem de Superfície - Tramvay:

O trem de superfície ou Tramvay é um ótimo meio de transporte para quem quer se locomover da área de Taksim para a região de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) e para o Grande Bazar. Mais uma vez evite tomar o trem de superfície em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Caso o trem passe e você veja que esta lotado, espere o próximo, os trens passam de 5 em 5 minutos. Cuidado com dinheiro e documento no trem, pois já houve casos de pequenos furtos quando o trem esta muito lotado. Esse é um transporte muito usado pelos turistas.

Trem subterrâneo Tunel - Tunel :

O tunel é uma pequena linha de trem subterrâneo que só tem duas linhas: Karakoy e Tunel. Esse transporte é usado quando os turistas estão no Bazar de Especiarias atravessam a ponte de Galata a pé e querem ir a Taksim-Beyoglu.

Metro:
O metro não é muito usado pelos turistas pois ele não liga nenhuma área histórica da cidade. O metro subterrâneo possui somente uma linha e liga o bairro de Taksim ao bairro de 4.Levent, mas se você quer visitar o shopping center mais moderno da cidade com uma arquitetura muito original, você pode pegar o metro em Taksim e descer em 4.Levent dentro do Shopping Center Kanyon. O metro de Istambul é muito moderno e cobre uma área restrita da cidade, com ele se tentou solucionar ou pelo menos amenizar o problema de transito. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960