Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Série Transporte pelo Mundo Chega a Istambul na Turquia

sábado, 12 de junho de 2010

Geralmente existe muita dúvidas em relação ao transporte em Istambul e é importante notar que pela geografia da própria cidade os turistas geralmente tem dificuldade em localizar onde estão. A cidade de Istambul une dois continentes: a Ásia e a Europa. Assim você pode tomar café na Ásia e almoçar na Europa ! Mas para se locomover de um continente a outro você tem somente duas pontes e um sistema de transporte de barcos. Através deste artigo venho a esclarecer qual seria o melhor tipo de transporte e quando você deve usa-lo. Espero que ele seja útil na sua estadia em Istambul.

Istambul tem um trafego caótico !

Cuidado com os horários de pico ! Istambul tem cerca de 14 milhões de habitantes e como toda metrópole possui problemas de transito. Evite se locomover durante horários de pico. Não ha muito problema de locomoção durante a manhã nos pontos turísticos e áreas hoteleiras. Se você for fazer um passeio na área de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) fique por ali até as 19:30 ou 20:00 e use o trem de superfície se você deseja retornar a área de Taksim-Beyoglu. Evite o trafego no horário entre as 18:00 e 19:30 horas. Verifique a quanto tempo de carro seu hotel se encontra distante do aeroporto e tente não sair em cima da hora ! É sempre bom bancar o bom mineiro e não perder o trem ! Caso você chegue em Istambul entre as 18:00 e 19:00 horas você provavelmente vai pegar um trafego bem pesado para chegar ao seu hotel. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

Passagens: As passagens para o trem de superfície, metro, trem subterrâneo, tramvay, tunel , funicular e barco se chama "Jeton" e você pode compra-las em quiosques perto de cada estação.
Horário dos transportes públicos: Istambul é uma cidade com vida noturna agitada, mas o transporte público deixa muito a desejar. A maioria dos transportes públicos termina seu serviço por volta da meia noite. Portanto fique atento ! Note que os taxis cobram tarifa noturna também a partir da meia-noite.

Istambul adquire 100 Evobus Mercedes-Benz Capacity

Os transportes urbanos de Istambul - IETT Istanbul Elktrik Tramvay ve Tünel Isletmeleri encomendaram à Evobus, uma centena de ônibus Mercedes-Benz Capacity, cuja operação será praticada numa linha em canal dedicado entre o subúrbio de Avcilar e o centro de Istambul.
Ônibus - Otobus :

Geralmente não são recomendados para os turistas a não ser que queiram ir a um bairro específico distante e não possam pagar por um taxi nem usar o trem de superficie. Evite tomar onibus em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Neste horário estão sempre lotados !
Ônibus com passeio turístico: O ministério de turismo da Turquia criou um passeio com um ônibus com dois andares e teto aberto pela cidade. Você pega o ônibus na área de Sultan Ahmet, onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia. Por favor se informe dos horários, preços e circuito no local.


Trem de Superfície - Tramvay:

O trem de superfície ou Tramvay é um ótimo meio de transporte para quem quer se locomover da área de Taksim para a região de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) e para o Grande Bazar. Mais uma vez evite tomar o trem de superfície em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Caso o trem passe e você veja que esta lotado, espere o próximo, os trens passam de 5 em 5 minutos. Cuidado com dinheiro e documento no trem, pois já houve casos de pequenos furtos quando o trem esta muito lotado. Esse é um transporte muito usado pelos turistas.

Trem subterrâneo Tunel - Tunel :

O tunel é uma pequena linha de trem subterrâneo que só tem duas linhas: Karakoy e Tunel. Esse transporte é usado quando os turistas estão no Bazar de Especiarias atravessam a ponte de Galata a pé e querem ir a Taksim-Beyoglu.

Metro:
O metro não é muito usado pelos turistas pois ele não liga nenhuma área histórica da cidade. O metro subterrâneo possui somente uma linha e liga o bairro de Taksim ao bairro de 4.Levent, mas se você quer visitar o shopping center mais moderno da cidade com uma arquitetura muito original, você pode pegar o metro em Taksim e descer em 4.Levent dentro do Shopping Center Kanyon. O metro de Istambul é muito moderno e cobre uma área restrita da cidade, com ele se tentou solucionar ou pelo menos amenizar o problema de transito. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960