São Paulo: Biblioteca no Metrô e na CPTM tem quase 39 mil sócios cadastrados

sábado, 1 de maio de 2010


O programa Embarque na Leitura, que tem como objetivo incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,5 milhões de usuários que diariamente passam pela rede metro-ferroviária, já emprestou mais de 451,5 mil livros e conta atualmente com quase 39 mil sócios cadastrados.

São seis bibliotecas que emprestam livros de graça para o público. Juntas, elas reúnem mais de 23 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis, de autoajuda e outros.

A primeira biblioteca Embarque na Leitura foi inaugurada em 2004 na Estação Paraíso do Metrô (Linha 1-Azul). Possui quase 19 mil associados e mais de 186 mil livros emprestados. No ano seguinte, foi a vez da unidade da Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha), que conta hoje com quase 5 mil associados, que já emprestaram mais de 109 mil livros. A biblioteca da Luz (Linha 1-Azul) foi aberta em 2006 e seus mais de 6 mil associados já emprestaram mais de 79 mil livros.

O projeto chegou também ao Largo Treze (Linha 5-Lilás), registrando mais de 3,2 mil sócios e mais de 33 mil livros retirados. A mais nova biblioteca do Metrô, inaugurada na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha), em 2008, destaca-se pela coleção de livros infantis e em braile. Ela também inovou na arquitetura, com um balcão adaptado para portadores de necessidades especiais. Possui mais de 3 mil sócios e já contabiliza quase mais de 31 mil empréstimos.

O projeto Embarque na Leitura conta ainda com uma biblioteca na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Estação Brás, inaugurada em junho de 2009. Até agora, já foram emprestados mais de 12,4 mil livros para os quase 2 mil sócios. As bibliotecas "Embarque na Leitura" contam com apoio do Ministério da Cultura e execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor.

Como emprestar

As seis bibliotecas possuem cadastros independentes, mas o procedimento para realizá-los é o mesmo: o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável.

Só poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas ou nos balcões das bibliotecas, durante o horário de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Fonte: Metrô-SP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960