Metrô-DF: Guará ganha nova estação de metrô em abril

sexta-feira, 19 de março de 2010


Dentro de um mês, a nova estação de metrô do Guará, localizada em frente à QE 24, vai estar pronta. A informação foi dada pelo diretor técnico do Metrô-DF, Celso Lucena, durante visita ao canteiro de obras nesta quarta-feira (10). A inauguração deve acontecer durante as festividades do aniversário de Brasília, que completa 50 anos no dia 21 de abril.
Batizado de Estação Guará, este será o segundo ponto de embarque e desembarque da cidade, que já conta com a Estação Feira. Construída em uma região central, irá atender aos moradores do Guará I, Guará II e da Colônia Agrícola Águas Claras. A previsão é de que 20 mil pessoas passem pelo local diariamente quando estiver em pleno funcionamento.
O administrador do Guará, Joel Santana, participou da visita às obras. Segundo ele, os trabalhos caminham rapidamente e o prazo de entrega será cumprido. “Em breve a comunidade vai poder contar com mais essa facilidade de transporte”, concluiu.
A nova estação será integrada ao sistema de ônibus e à bilhetagem única. Quem optar por ir de carro até o local terá à disposição um amplo estacionamento. Outra novidade será a ampliação da frota em mais um trem. Segundo diretor do Metrô-DF, serão, ao todo, 12 novos veículos até fevereiro de 2011. Esse número poderá atender a uma demanda de 300 mil passageiros por dia em todo o DF.


Modernidade e praticidade
Em breve começará a ser construída a parte metálica superior da estação. A maior etapa da construção foi composta por obras subterrâneas, realizadas em volta da linha existente, com o metrô em funcionamento. Por questões de segurança, parte da obra teve que ser feita no período da madrugada.
A Estação Guará terá uma estrutura moderna acompanhada de um centro de comércio e serviços em seus arredores, conforme definido no Plano Diretor Local da cidade. O projeto prevê a melhoria das condições de acessibilidade e do tratamento paisagístico da área, com a construção de acessos em vidro, bicicletários, cinco escadas rolantes, três elevadores e outros benefícios. O investimento é de cerca de R$ 28 milhões.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial do Guará (Acig), Nilton Soares, a nova estação vai beneficiar também o comércio local, melhorando tanto a locomoção dos clientes quanto dos funcionários que trabalham na região.
O administrador ressalta que a cidade tem recebido muitos investimentos para melhorar a locomoção dos moradores, como a ampliação dos viadutos nas entradas da cidade, criação de novas saídas, construção de estacionamentos.

Fonte: Metrô-DF

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960