Recife: AV. Domingos Ferreira em Boa Viagem terá corredor exclusivo para ônibus

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parte das obras do futuro Corredor Norte/Sul, que ligará os municípios de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, teve as licitações anunciadas ontem pela empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. O pacote, orçado em R$ 60 milhões, prevê a implantação de oito terminais de integração e três corredores exclusivos de ônibus: Pan Nordestina (PE-15), Abdias de Carvalho e Avenida Domingos Ferreira. Neste pacote, ficou de fora o projeto de requalificação da Avenida Agamenon Magalhães, considerada a espinha dorsal do corredor, cujo projeto está sendo elaborado pelo urbanista Jaime Lerner, a pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setrans).
Na Avenida Domingos Ferreira, o corredor de ônibus será feito na pista leste (esquerda), ao lado do canteiro central, onde vão ser instaladas as 14 paradas de ônibus. Para evitar a remoção de todas as árvores existentes no canteiro, a proposta é remover apenas as que estiverem naárea onde vão ser construídos os abrigos. As paradas vão ser instaladas na altura dos semáforos para permitir a travessia dos pedestres. As paradas vão medir 2,70 metros de largura e terão que avançar em parte da faixa de rolamento. O estreito canteiro tem cerca de meio metro de largura. A faixa de ônibus terá início na Herculano Bandeira e seguirá pela pista leste da Domingos Ferreira até altura da Avenida Barão de Souza Leão.
Na Avenida Pan Nordestina, o corredor exclusivo de ônibus vai dar continuidade ao corredor da PE-15, entre o cruzamento da PE-15 com a Avenida Joaquim Nabuco e a rótula da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. Além das paradas vão ser implantados também retornos pelas ruas Manoel Clementino e Rua D6.
Na Avenida Abdias de Carvalho, haverá a requalificação das paradas no trecho entre a BR-101 e o Túnel Chico Science. Haverá ainda a eliminação de retornos pelas ruas Padre Teófilo Tworz, Santa Edwirges, Vinte e um de Abril e Avenida General San Martin. Já o corredor da Avenida Agamenon Magalhães, ainda não tem prazo definido para ser implantado. A previsão agora é que o projeto seja entregue em abril.
READ MORE - Recife: AV. Domingos Ferreira em Boa Viagem terá corredor exclusivo para ônibus

Câmeras dão mais segurança aos ônibus de Fortaleza


Empresas de transporte instalaram equipamentos para evitar assaltos. Em uma sala, fiscais controlam mais de 200 veículos.
Para prevenir assaltos a ônibus, empresas de transporte de Fortaleza decidiram usar câmeras. Boa parte da frota passou a circular com o equipamento.
Controle – As imagens são monitoradas em uma sala. Os fiscais têm o controle de mais de 200 carros que circulam pela capital. Pelo rastreamento, ficam sabendo a localização exata do ônibus. Em caso de perigo, um sinal vermelho aparece na tela dos computadores. Em seguida, a polícia e a empresa são acionadas.
Dos ônibus que circulam na capital cearense, 90% têm câmeras e localizador via satélite. As empresas investiram R$ 3 milhões em segurança nos últimos anos.
Segundo o sindicato das empresas de ônibus, a violência dentro dos transportes coletivos diminuiu 50% nos últimos quatro anos. “Os assaltos vêm caindo. Em alguns momentos, há espasmos de retorno. Hoje a população já vem deixando de trazer dinheiro para dentro do ônibus para usar cartão. O cartão eletrônico traz essa segurança”, afirma Dimas Barreira, diretor da entidade.
READ MORE - Câmeras dão mais segurança aos ônibus de Fortaleza

Projeto obriga empresas a pôr câmeras em todos os ônibus de Cuiabá

Tramita na Câmara de Vereadores de Cuiabá projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo com concessão na Capital a instalar circuito de filmagem interna nos ônibus. Segundo a proposta do vereador Ivan Evangelista (PPS), o objetivo de implantar este recurso tecnológico nos veículos é inibir roubos, furtos e vandalismo.
Ele justifica que a sua proposta pretende garantir o mínimo de segurança aos usuários e funcionários das empresas de transporte coletivo, de forma preventiva, além de colaborar com a Polícia no sentido de identificar os criminosos, na prática de delitos no interior dos coletivos da cidade.
“A iniciativa busca essencialmente reduzir o número de atos violentos contra a população usuária, como roubos e furtos, além de coibir a prática de atos de vandalismo”, assinala Ivan.
O projeto do vereador socialista estabelece que as empresas fiquem obrigadas manter em funcionamento câmeras de segurança enquanto o veículo estiver circulando, de modo a garantir a segurança dos seus usuários, além do motorista e cobrador, minimizando assim a possibilidade de atentado a vida e ao patrimônio do cidadão.
“A instalação dos equipamentos tem por objetivo coibir os assaltos e também todo e qualquer tipo de irregularidades que possam ocorrer no interior do meio de transporte”, justifica o vereador.
Pelo projeto, as informações devem ficar arquivadas por mínimo 30 dias. Em caso de crime, o vídeo é repassado para a Polícia Militar. Para o caso de descumprimento da referida lei, as empresas ficarão sujeitas ao pagamento de multa ou até mesmo em perda da concessão caso ocorra reincidência.
READ MORE - Projeto obriga empresas a pôr câmeras em todos os ônibus de Cuiabá

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960